CIOs ainda apostam suas fichas em infraestrutura. Foto: divulgação.
O caminho para a inovação, segundo as grandes empresas, ainda passa por investimentos em data center e infraestrutura, segundo aponta uma pesquisa divulgada pelo Gartner.
A consultoria internacional apresentou esta semana os resultados de seu estudo “Mudando para a Liderança Digital: A Agenda do CIO para 2015”, que mostrou que a parte de infraestrutura ainda é a maior prioridade dos CIOs do Brasil e América Latina, antes de tendências como cloud ou mobilidade.
O estudo elencou 12 conjuntos de tecnologia como nuvem, mobilidade, internet das coisas (IoT) e segurança, perguntando a cerca de 2,8 mil CIOs - responsáveis por US$ 202,5 bilhões em gastos em TI - sobre as prioridades na adoção destas tecnologias.
De acordo com o levantamento, 57% desses recursos devem ser destinados à infraestrutura e data center neste ano. Conforme destaca David Russell, vice-presidente e analista distinto do Gartner, os executivos preferem proteger suas infraestruturas internamente, o que representa um empecilho para o emprego da cloud.
“Para a maioria dos CIOs, as soluções de cloud são cada vez mais úteis para os projetos de TI, mas não são a primeira opção a ser considerada”, avalia Russell.