Polipropileno está entre os materiais mais usados na indústria mundial.
A HP acaba de lançar um novo material para uso em suas impressoras da linha Multi Jet Fusion 5200: o polipropileno (PP), um polímero termoplástico que está entre os materiais mais usados na indústria mundial.
O PP é o segundo plástico mais produzido do mundo, atrás apenas do polietileno, que é usado para fazer sacolas e garrafas PET. O mercado mundial para ele foi de US$ 126 bilhões no ano passado.
O lançamento do polipropileno como um material para impressão 3D em nível industrial é um desdobramento da parceria da HP com a BASF, gigante alemã do setor químico.
Companhias de impressão 3D vinham faz tempo tentando usar o polipropileno, que tem vantagens de preço e algumas características propícias como baixa absorção de umidade, resistência química e exposição solar.
O material já é usado hoje em uma série de peças de carros, o que torna seu uso especialmente atrativo em processos de manufatura aditiva para a indústria automotiva, tendo ainda aplicações ainda na área industrial, de bens de consumo e médica.
O polipropileno é o material mais barato a estar disponível para uso nas impressoras da HP e tem ainda a vantagem de permitir a reutilização de 100% da matéria prima que sobra no processo.
“A combinação da ciência de materiais líder no mundo com as capacidades de impressão 3D mais avançadas entrega qualidade, confiabilidade e economia de custo para nossos clientes. O novo polipropileno tem aplicações desde prototipagem avançada até a produção de peças finais”, afirma Ramon Pastor, presidente da área de Impressão 3D e Manufatura Digital da HP.