Aldo Navarro, CIO da Sapore. Foto: divulgação.
A Sapore, multinacional brasileira de restaurantes corporativos, está implantando um sistema para a reserva antecipada de refeições por meio de dispositivos POS, mais conhecidos como maquininhas de cartão, que ficam disponíveis em locais de convívio das empresas.
Com uma aplicação customizada para isso, os usuários têm à disposição, na maquininha, o cardápio da semana e a possibilidade de fazer o pedido para quantos dias desejarem.
Após o pagamento, que pode ser feito com cartão de crédito, débito, refeição ou alimentação, é emitido um recibo para cada refeição contendo um QR Code.
Caso o funcionário tenha o almoço pago pelo empregador ao invés de receber o valor em dinheiro, é possível escolher o prato desejado para antecipar o preparo da refeição.
O QR Code emitido é, então, utilizado para a retirada do pedido no restaurante, de acordo com a configuração de cada empresa. No caso do local ter catracas, o código é utilizado para liberar a entrada. Caso possua caixa, é utilizado para comprovar o pagamento.
“Isso melhora muito a experiência. Eu não tenho que esperar, passar em fila ou passar em caixa. Eu não tenho que passar cartão, não preciso levar nada pro restaurante. Eu simplesmente vou e almoço”, resume Aldo Navarro, CIO da Sapore.
O projeto começou durante a pandemia em um grande cliente do segmento logístico, que não teve o nome aberto, onde os trabalhadores precisavam fazer a compra de um ticket, almoçar e apresentar essa comanda no final.
Segundo a Sapore, isso gerava aglomerações para compra, na retirada dos pratos e na saída, com filas e caminhões que ficavam parados do lado de fora. O objetivo era eliminar esse passo a passo do processo.
Em outubro de 2021, os testes do piloto foram realizados e o projeto entrou no ar. Hoje, três empresas já utilizam a solução, cada uma com três a quatro maquininhas, e o roll out já está programado para os próximos clientes.