Será realizado pela primeira vez em Florianópolis o Startup Weekend Women. Foto: Pexels,

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no setor tecnológico, será realizado pela primeira vez em Florianópolis o Startup Weekend Women. O encontro acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto na sede do Sebrae Santa Catarina.

O evento estimula empreendedoras, designers e entusiastas do setor a pensarem e criarem startups. O diferencial desta edição é que 75% das organizadoras, juradas e participantes do encontro serão mulheres. 

Ao todo, quem aceitar o desafio do Startup Weekend vai ter 54 horas para pensar e desenvolver uma empresa nascente em tecnologia. Os participantes serão auxiliados por mentores no processo de validação de negócio. Após essa etapa, terão que desenvolver protótipos e apresentar um pitch final, onde a ideia será avaliada por jurados.

“O foco na participação das mulheres é importante pois elas ainda representam um percentual muito pequeno em startups, e um número ainda menor em comparação ao número de empresas investidas com liderança de uma CEO mulher, está na hora de mudarmos estes números”, afirma Alexandre Souza, gestor do projeto StartupSC do Sebrae.

Em dez anos, o número de empreendedoras cresceu 16% no Brasil, segundo dados de um estudo realizado pelo o Sebrae. Hoje elas representam cerca de 30% dos que arriscaram investir em uma ideia inovadora e agora são empregadores. 

O Startup Weekend tem um formato pré-defino e começa na sexta-feira com uma apresentação de ideias de 60 segundos. Em seguida são escolhidas as melhores por uma comissão julgadora e as equipes começam a se formar. 

A equipe passa o sábado e parte do domingo focada em desenvolver e validar suas ideias. Para tanto, constroem protótipos e são acompanhados por mentores experientes

Ao final do terceiro dia de evento será concedida a premiação das três melhores ideias selecionadas, através da banca avaliadora responsável por julgar as apresentações. 

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 700 cidades ao redor do mundo.