O Pão de Açúcar busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais com a Microsoft. Foto: Divulgação.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai levar uma experiência digitalizada para a loja física a partir de um acordo firmado com a Microsoft.
Para realizar o projeto, o GPA também terá como parceira a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, que será responsável pelo desenvolvimento das soluções e implantação de todos os sistemas de inteligência artificial em Azure.
A iniciativa prevê a análise, definição e implementação de novas tecnologias para o aprimoramento da experiência de compra dos clientes dos hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança e e-commerce alimentar do GPA.
Por meio de uma plataforma de dados centralizada, a parceria busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais.
O acordo será materializado na criação de uma loja que reúne todas as iniciativas e produtos digitais e tecnológicos desenvolvidos pela área de tecnologia da informação do GPA, com o suporte das soluções da Microsoft.
“A loja phygital é uma resposta à crescente demanda dos consumidores por uma experiência de compra mais ágil e intuitiva, resultado da transformação digital em curso na sociedade e do avanço do e-commerce. A loja usa tecnologia para oferecer uma experiência inovadora aos clientes, amparada nos ‘is’ de imediatismo e interatividade”, explica Antonio Salvador, diretor de transformação digital e e-commerce do GPA.
A loja, que deverá ser aberta ao público ainda este ano sob a marca Minuto Pão de Açúcar, uma das bandeiras de vizinhança do GPA, receberá sensores capazes de interagir com as plataformas digitais (aplicativos para celular e e-commerce) e com tecnologias como lockers, reconhecimento facial, self-checkout, entre outras.
Com a solução dos armários, por exemplo, o cliente poderá antecipar suas compras via aplicativo e retirar na loja sem filas ou espera. Ao chegar à loja, bastará se dirigir ao equipamento e digitar um número de liberação, ambos informados previamente via app.