ERP NA NUVEM

NL se lança no SMB de olho no varejo

08/08/2013 16:33

Ainda em teste, sistema é focado no varejo, especialmente franquias, e integra recursos de frente de caixa.

Grasiela Tesser, diretora da NL. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Acostumada a atender a cilentes de médio e grande porte, com uma carteira em torno de 100 empresas usuárias do ERP NL Gestão na qual se incluem nomes como Marisa e Sodexho Puras, a caxiense NL se lança no mercado SMB com o Cake, seu ERP em nuvem.

Focado inicialmente no varejo, especialmente o de franquias, o sistema integra recursos de frente de caixa, está em fase beta e ainda não foi precificado, mas o gerente Comercial da NL, Marcelo Fischer, explica que a meta é oferecê-lo por não mais de R$ 99 ao mês.

O preço é um diferencial para a solução, que tem no mercado nacional concorrentes de peso, como a Linx Sistemas, que é especializada em gestão de varejo e atende a mais de 16 mil clientes, com foco alto em franquias, mas parte de clientes com pelo menos cinco lojas.

“Para o Cake, clientes a partir de uma loja já são potenciais”, afirma Fischer.

O gerente também destaca que o sistema de PDV da solução já está preparado para uma versão mobile, que será lançada tão logo a legislação fiscal brasileira permita a existência de um PDV móvel.

A entrada da NL no mercado de PMEs segue as previsões do IDC, que projeta que as companhias brasileiras gastem R$ 514 milhões com serviços de computação na nuvem em 2013, aumento de quase 70% sobre os investimentos feitos em 2012.

Para aproveitar o filão, o Cake atende a varejo de diversos segmentos, como food services, moda, calçados e acessórios, entre outros, e já largou chamando atenção.

“Lançamos o sistema na BR Week, na semana passada, em São Paulo. Durante a feira, recebemos contatos de empresas de diversos setores, até mesmo de um banco interessado em oferecer o software a seus clientes de pequeno e médio porte e uma rede de farmácia com 60 mil PDVs, também atraída pela possibilidade de melhorar o trabalho de suas lojas”, comenta Fischer.

Com interface baseada em flat design - mesmo padrão de design adotado por gigantes como Microsoft, Google e Facebook - e funcionalidades prontas, o ERP em SaaS tem módulos de compras, vendas, estoque, relatórios e outros, tudo com uso facilitado por uma interface amigável, garante o gerente.

“Todo o desenvolvimento do produto foi baseado em histórias relacionadas com as experiências do cliente, além de funcionalidades sustentadas por previsões de consumo”, comenta ele.

A diretora da NL, Grasiela Tesser, ressalta que o objetivo é levar para micro e pequenas empresas o mesmo acesso à tecnologia que as grandes companhias têm.

“Ao oferecer uma solução simples, esperamos ajudar muitos empreendedores a serem tão competitivos quanto os grandes”, explica Grasiela.

A versão beta do Cake está disponível para usuários interessados em testar a solução pelo site oficial. A versão final chega ao mercado até o final de setembro.

EXPANSÃO
Com sede em Caxias do Sul e escritório em São Paulo, a empresa cresceu 20% em faturamento – cujo valor não é divulgado – em 2012, em relação a 2011.

Para este ano, o plano de expansão da companhia passa por outra frentes, além da entrada no segmento SMB: o aumento das vendas no mercado nordestino, onde há plano de abertura de operação em breve, segundo Grasiela.

“Após o Nordeste, devemos expandir nossa atuação para o Centro-Oeste, mas antes disso devemos trabalhar canais de distribuição”, finaliza a diretora.

Veja também

VAREJO ORQUESTRADO
Linx agarra omni channel

Empresa lança o Omni Hub, com integração entre e-commerce e loja física, crédito, gift cards e fidelidade.

NL incrementa carteira, faturamento e portfólio

Crescimento no faturamento, nos lucros, na equipe, na carteira de clientes e na rede de parceiros.

Não são poucos os motivos da caxiense NL Informática para comemorar sua entrada na era “balzachiana”: a companhia acaba de completar 30 anos de mercado com 80 clientes, entre os redes do porte de Puras, Lojas Marisa e Grazziotin, crescimento de 22% no ano passado e projeção de 23% para este ano no faturamento.

SERRANA
NL: mobilidade no ERP

Caxiense projeta crescer com app de gestão de vendas para smartphone.

FOCO NO SMB
Senior e IBM: parceria para ERP em nuvem

Blumenauense lança ERP, gestão de pessoas, acesso e segurança na nuvem privada da IBM.