O ArcGIS para Saneamento foi lançado em junho do ano passado.

Com o objetivo de aprimorar a gestão dos ativos de distribuição de água na região de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma das cinco maiores empresas de saneamento do mundo em número de usuários, adotou a plataforma de inteligência geográfica ArcGIS, fornecida pela Imagem.

O projeto permite à empresa monitorar os processos de distribuição de água, equipes de campo, crescimento de usuários na região por meio de um mapa interativo e até identificar problemas como vazamentos e roubos de água.

Utilizando a solução de gestão de serviços de campo há quatro anos na região metropolitana de São Paulo, que soma 39 munícipios com mais de 19 milhões de habitantes apenas na área urbana, a Sabesp tem o objetivo de reduzir gastos com manutenção, vazamentos e roubos de água, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência e pró-atividade de seus técnicos e equipamentos. 

Em breve a companhia pretende expandir a operação a todas as localidades de sua rede de distribuição de água que chega a 363 cidades, quase 70% da população do estado. 

Atuando nas áreas de manutenção, operação e comercial, a plataforma ArcGIS está em pleno uso na região metropolitana da cidade de São Paulo, e no futuro deve ser aplicada em todos os demais municípios atendidos pela Sabesp.

Com cerca de 10 mil serviços atendidos por dia apenas na Região Metropolitana de São Paulo, a empresa de saneamento chega a custear a cada quatro anos R$ 500 milhões só com operações de manutenção da rede de distribuição. 

Para superar esse desafio, a companhia paulista está implantando a solução GIOS da Imagem, com a finalidade de monitorar com mais precisão as operações das equipes de campo que hoje chegam a 600 times, entre a própria Sabesp e terceirizados. 

Utilizando a aplicação, os técnicos e engenheiros podem, em tempo real, coletar e analisar informações referentes a uma obra na rua, por exemplo, e indicar quais materiais e especialistas são necessários para finalizar o objetivo. 

A ferramenta trabalha de maneira online e off-line, atualizando os status das equipes de campo sempre que os dispositivos (smartphones, tablets, etc) carregados pelos técnicos forem conectados à internet, junto ao sistema principal de chamadas da Sabesp. 

Fundada em 1986, a Imagem é uma empresa brasileira que integra a Inteligência Geográfica aos processos de negócio dos seus clientes. 

O ArcGIS para Saneamento foi lançado em junho do ano passado.

Na época, Leandro Moreira, analista de negócios da Imagem, afirmou que a tecnologia chegava para ampliar os negócios da vertical saneamento em mais de 20% até o final de 2013.

“A Imagem vem acumulando experiência em saneamento ao longo dos anos, desenvolvendo projetos com grandes empresas do setor, entre os quais Copasa, Sabesp, Compesa, Cesan, Caesp e Sanepar”, finalizou.