VISA WAIVER

Brand USA: Brasil não quer fim do visto

08/09/2014 09:44

Governo brasileiro estaria evitando que mais brasileiros gastem dinheiro nos Estados Unidos.

Em 2012, turistas brasileiros gastaram US$ 8 bilhões nos EUA. Foto: Popartic/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

Apesar de informações de que o Brasil estaria se preparando para cumprir os pedidos do governo norte-americano para acabar com a exigência de visto para brasileiros entrarem nos Estados Unidos, a Brand USA, entidade de turismo americana, diz que o panorama não é bem esse.

A empresa, que atua de forma parecida à Embratur, acredita que o governo brasileiro não esteja interessado em acabar com o visto, para evitar que mais brasileiros gastem dinheiro nos Estados Unidos e incentivar o turismo nacional.

“O Visa Waiver (programa americano de isenção de vistos) seria importante para gerar ainda mais demanda, mas o Brasil não quer isso integralmente. O Brasil apoia o turismo interno. É uma questão política”, afirmou o diretor Brand USA, Alfredo Gonzalez, durante um evento de turismo em Miami, segundo informações do Panrotas, site especializado no assunto.

De acordo como site, a afirmação foi feita a partir de uma pergunta sobre a razão pela qual o Chile faz parte do Visa Waiver, sendo que o país sofre com a falta de capacidade aérea aos Estados Unidos, e o Brasil está fora, mesmo com companhias iniciando voos entre os países, como a Azul, e outras aumentando o número de viagens para os EUA.

Em março, o Chile foi o primeiro país da América Latina a ser liberado de requisito de visto prévio para viagens de até 90 dias para negócios ou turismo nos Estados Unidos.

No ano passado, 250 mil chilenos visitaram os Estados Unidos. A população do país é de 16 milhões.

Já no Brasil, um país de 200 milhões de habitantes, foram 1,1 milhão de vistos foram processados em 2012, ano no qual os turistas brasileiros gastaram US$ 8 bilhões nos Estados Unidos, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Veja também

AVIAÇÃO
Lufthansa Systems: mais clientes no Brasil

A companhia já atendia as líderes nacionais, TAM e Gol, e somou a terceira colocada, Azul.

TELECOM
Cumbica moderniza comunicação

Novo contrato moderniza a plataforma híbrida e flexível de voz e switching do aeroporto.

POUSOS E DECOLAGENS
Aeroporto de Joinville fechará menos

Em 2012, o aeroporto de Joinville liderou a lista dos mais fechados no Brasil, com 163 fechamentos.

SEGURANÇA
EUA proíbe dispositivos sem bateria em voos

Agentes de segurança do aeroporto poderão pedir aos passageiros que liguem seus aparelhos.

SMARTPHONES
Air France: NFC para embarque

Ao longo dos próximos seis meses, o aplicativo Touch & Pass será testado por passageiros.

PROBLEMA
Vistos dos EUA: crash em banco Oracle

Atualização de software de banco de dados causou um problemão.

WEARABLES
Sita: embarque com smartwatch

Um toque na tela revela o cartão de embarque e um segundo toque exibe o código de barras.

EXPANDINDO
TAM planeja entrada nos vôos regionais

Plano é atrair passageiros com tráfego em cidades do interior, com aeroportos menores.