HPE lança novo serviço para gerenciamento de nuvem. Foto: divulgação.

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou nesta terça-feira o HPE Helion Managed Cloud Broker, serviço voltado ao gerenciamento de cargas de trabalho em ambientes variados na nuvem.

De acordo com a empresa, o HPE Helion Managed Cloud Broker oferecerá suporte a diversas nuvens privadas virtuais gerenciadas como HPE Helion, HPE Helion CloudSystem e HPE Helion OpenStack, além de tecnologias e provedores de data center tradicionais, como VMWare, Microsoft Azure e o AWS, entre outros.

Recentemente, a HPE anunciou uma parceria com a Microsoft para a oferta do Azure. O acordo feito entre as duas parte prevê que a HP venderá o Azure como a "nuvem de preferência" para seus clientes. Em contrpartida, a HP será "a preferência" sugerida pela Microsoft no caso dos clientes solicitarem instâncias de produto ou consultoria além de seu serviço de nuvem.

Entretanto, o Managed Cloud Broker entra no jogo para ser uma ferramenta em que clientes possam trabalhar com diversos provedores de nuvem. A nova plataforma é fornecida como um serviço gerenciado (SaaS), em um modelo com base em demanda e estará disponível em 2016.

O produto é equipado com os seguintes produtos da HPE Software: o HPE Propel agrega aplicativos e serviços de várias fontes em uma interface única; o HPE Service Anywhere permite que os usuários finais obtenham suporte em tempo real; por fim o HPE Cloud Service Broker Support and Education reúne suporte para hardware, software e serviços de treinamento da HPE e de vários fornecedores.

Para complementar os serviços de nuvem pública, os clientes podem incorporar o HPE Flexible Capacity, proporcionando uma experiência de pagamento, conforme o uso para a TI nas instalações.

Com a nova oferta, a HPE reforça seu posicionamento como um player de nuvem híbrida, divulgado na metade de 2015 quando anunciou sua saída do mercado de nuvem pública, ao desligar parte de seu portfólio Helion.

Para a multinacional, a solução permite a orquestração de ativos, desde a TI tradicional até nuvens públicas e privadas, para aprimorar a capacidade de resposta, o gerenciamento financeiro e a satisfação do usuário final.

“A abordagem exclusiva voltada a serviços gerenciados da HPE unifica todos os recursos de nuvem corporativa, dando a nossos clientes uma única visão de suas atividades de TI, e ajuda as empresas a acelerar a inovação de maneira orquestrada, segura e econômica”, afirma Eugene O’Callaghan, vice-presidente de nuvem e carga de trabalho de serviços corporativos da Hewlett Packard Enterprise.