Western Union firma acordo com WeChat. Foto: divulgação.

A Western Union (WU), empresa norte-americana de serviços de transferência de valores e pagamentos, firmou um acordo com a plataforma de comunicação WeChat, para a integração da solução WU ConnectSM, da Western Union.

Com a parceria, os usuários do WeChat nos Estados Unidos poderão usar a plataforma de pagamentos da WU para enviar e receber dinheiro para mais de 200 países.

Segundo a Western Union, o acordo também determina o WeChat como o primeiro aplicativo de comunicação social a fornecer uma plataforma tecnológica para apoiar a transferência de dinheiro entre pessoas em diferentes localizações.

Pelo ConnectSM, os clientes são capazes de pagar a transferência em dinheiro usando um cartão de débito, cartão de crédito ou conta bancária e facilmente direcionar os fundos para uma agência da Western Union localizada em qualquer lugar do mundo, ou para uma carteira móvel ou conta bancária disponível.

“A estratégia de omni-channel da Western Union combina sua presença digital com a rede de distribuição que efetua pagamento em mais de 200 países e territórios”, diz Hikmet Ersek, presidente executivo da Western Union.

Para Ersek, a entrada em diferentes softwares representa uma expansão de presença para a WU, historicamente famosa durante o século XIX por sua rede de telégrafos, pelos quais se faziam transferências de dinheiro e troca de informações.

"Devido à proliferação das mídias sociais, estamos expandindo nossas atividades também nessa área. Por isso, faz sentido incluir a plataforma WeChat como parte das estratégias inovadoras de transferência digital de dinheiro da empresa", destacou o presidente executivo da WU.

O potencial do mercado é grande. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Juniper Research aponta que as redes sociais serão responsáveis por um volume transacional de US$ 13 bilhões em 2015, um crescimento de 150% em relação ao contabilizado pela empresa em sua última pesquisa, em 2012.

Controlado pela holding Tencent, o WeChat registrou números de crescimento no último ano, somando mais de 650 milhões de contas de usuário ativas mensais no final de setembro de 2015, unindo mensagem, comunicação social e games.