Foto: divulgação.

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Liderar uma empresa com lucros saudáveis é um desafio mesmo nos melhores tempos. Considerando a pandemia, a agitação social e a crise econômica, seria um grande eufemismo dizer que este não é o melhor momento para os negócios.

No entanto, existem maneiras que ajudam a garantir que os próximos meses não sejam os piores tempos para sua empresa. Na verdade, com o planejamento correto, sua empresa pode não apenas sobreviver, mas também prosperar durante a recuperação do COVID-19.

Continue lendo para obter as percepções de líderes que acreditam que o planejamento de cenários pode capacitar os líderes financeiros para mitigar riscos e descobrir novas oportunidades de crescimento.

Peter Scoblic em “Superando a Tirania do Presente” 

O planejamento do cenário não deve ser um exercício isolado no final de um retiro corporativo ou uma resposta de simulação de incêndio a uma situação extrema, de acordo com Peter Scoblic, cofundador e diretor da empresa Event Horizon Strategies. Ele debateu a necessidade de "provar" o futuro de sua estratégia com o planejamento de cenários em um episódio recente do programa internacional HBR IdeaCast.

Em vez disso, Peter diz que o planejamento de cenários deve ser "um ciclo constante entre imaginar o futuro e agir no presente.

É desafiador contemplar múltiplos futuros - ou até mesmo um futuro - diz Peter quando confrontado com o que chama de a “tirania do presente”, que seria a exigência por respostas a cada novo desenvolvimento do COVID-19. Esse estresse geopolítico é um fator em nosso colapso econômico atual. Mas realmente faz sentido desviar recursos valiosos para consertar o amanhã, quando tudo hoje está uma bagunça?

“Peter acredita que o planejamento de cenários pode ajudar as empresas a abordarem simultaneamente as questões atuais e planejar o futuro. O bom da previsão estratégica é que não se trata apenas de pensar em um futuro distante e criar algum tipo de mundo de ficção científica. É sobre ligar o presente e o futuro mais estreitamente, de modo que o pensamento que você faz sobre o longo prazo realmente melhora o seu desempenho no curto prazo”.

Para mais informações de Peter:

Acesse o Podcast completo aqui: Future-Proofing Your Strategy with Scenario Planning

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Jill Puleri Standish em "Por Que O Planejamento De Cenários Está Na Moda"

Se alguém sabe o que está na moda, deve ser Jill Standish, Diretora Executiva Sênior de Varejo na Accenture. Infelizmente para lojas de varejo, é o não ir às compras.

Embora as pessoas possam fazer compras em meio à pandemia, as pessoas ainda não voltaram a ir às compras nos shoppings. Máscaras, distanciamento social e outras restrições diminuíram o entusiasmo dos consumidores pela terapia do varejo.

Mas Jill acredita que há maneiras de os varejistas não apenas sobreviverem à pandemia, mas também prosperar. Em um artigo sobre a necessidade de melhores previsões e planejamento de cenários, ela escreve: “Para enfrentar os meses que se seguem, e até mesmo sair da crise mais forte que já entramos, os varejistas precisam ser capazes de modelar a trajetória do impacto da pandemia loja por loja”.

Jill diz que o primeiro passo para um melhor planejamento é o aumento das atividades analíticas e percepções de dados externos. “Não existe um "tamanho único" para o gerenciamento de uma rede de lojas em nível nacional, observa ela.

Usar o planejamento de cenário loja a loja capacita os líderes de uma organização com as informações necessárias para movimentar o estoque e as operações para atender à demanda. Com base nos dados, que tipo de opções de entrega as lojas devem oferecer? Quais locais devem ter carga-horária reduzida? Certos locais devem fechar totalmente? A chave é ser flexível.

"Mesmo em meio a uma crise global sem precedentes, há oportunidades de crescimento. As marcas que conseguem descobrir essas novas percepções e desenvolver planos mais inteligentes para o futuro estão em uma posição particularmente forte."   

Para mais informações de Jill:

Acesse a matéria completa aqui: "Why Enhancing Forecasting, Scenario Planning Is Imperative Now"

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Janet Schijns em "Orientação aos CFOs Sobre Como Encontrar Um Modelo de Trabalho Que Some Para Os Funcionários."

Faz sentido financeiro que os funcionários voltem ao escritório? Quais são as implicações de longo prazo do trabalho remoto? Para a maioria das empresas, não existem respostas fáceis.

Janet Schijns, CEO da empresa JS Group, aborda o custo e os benefícios dos possíveis cenários de retorno ao trabalho em uma postagem publicada no Oracle Netsuite.

“As variações são aparentemente infinitas, e descobrir o que é mais econômico depende dos CFOs”, observa ela.

Os fatores a serem considerados no planejamento do cenário de volta ao trabalho incluem o custo de espaço adicional, serviços de zeladoria e equipamento pessoal - além do impacto de várias situações de trabalho na cultura corporativa e na produtividade. E, claro, também há a preferência dos funcionários. Embora a maioria dos funcionários hoje deseje mais flexibilidade trabalhando remoto do que antes da pandemia, apenas uma minoria prefere estar 100% remoto.

“Ao avaliar o trabalho a ser feito, a realidade de sua situação imobiliária e realidades de trabalho remoto, você pode encontrar um equilíbrio”, diz Janet.

Para mais informações de Janet:

Acesse a matéria completa aqui: Running the Numbers: Work From Home, Back to the Office or Hybrid?

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Dhivya Suryadevara em "Simplificando Cenários"

 As empresas precisam ser capazes de antecipar possíveis cenários e planejar os melhores resultados. Mas o status quo não vai levar você lá, de acordo com Dhivya Suryadevara, que ganhou seu título de CFO como líder transformacional na General Motors e agora se juntará ao grupo de pagamentos online Stripe.

“Pensar fora da caixa é a chave; não apenas focando em um único fluxo de receita ou uma forma específica de fazer negócios, mas estar ciente de tudo o que está acontecendo”, disse ela recentemente em um bate-papo com o jornal online Business Today’s.

A abordagem de Dhivya para o planejamento e previsão de cenários é simplificar o máximo possível. "Passei muito tempo na GM eliminando a complexidade", explicou ela ao repórter da Business Insider. “Há boa complexidade e não é boa complexidade.”

Para mais informações sobre Dhivya:

Acesse a matéria completa aqui: GM's first female CFO explains how she's made it her mission to 'slay complexity' at the largest US automaker

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Gene Marks em "Conselhos Para Pequenas Empresas"

A sua pequena empresa está pronta para voltar aos negócios? Para a maioria dos proprietários de pequenas empresas, o futuro é nebuloso. Pode parecer quase impossível planejar contratações, investimentos e gerenciamento de caixa durante este período de recuperação do COVID-19. E ainda assim, você precisa de um plano; funcionários e clientes dependem de você.

Enquanto o mundo pós-pandemia está cheio de incógnitas, Gene Marks acredita que há maneiras de dar uma espiada no futuro, começando com o monitoramento de números e métricas-chave que estão disponíveis publicamente. Ao observar as tendências de viagens, reservas em restaurantes, manufatura, atividade química e habitação, os proprietários de pequenas empresas podem avaliar a saúde da economia dos Estados Unidos, por exemplo.

“Se você é proprietário de uma pequena empresa, também deve ter suas métricas. As pessoas confiam em você para saber o que vai acontecer”, disse Gene em um artigo recente para o The Guardian.

Outra fonte de insights para informar os planos de reabertura de pequenas empresas são as empresas essenciais que já navegaram as implicações de fazer negócios durante a recuperação do COVID-19. Ao coletar dados e percepções, as pequenas empresas podem construir cenários de melhor e pior caso para seus negócios.

Para mais informações de Gene:

Acesse a matéria completa aqui: Small Businesses Aren't Ready To Reopen. But Let's Build A Plan For When We Are.

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Faça O Crescimento Dos Negócios Seu Cenário Provável

O planejamento de cenários pode equipar os líderes financeiros com percepções que ajudam a navegar os desafios do atual ambiente econômico e político - e a estar mais bem preparados para prosperar e crescer.

Para obter mais conselhos sobre planejamento de cenários, siga estes grandes especialistas: Janet Schijns, Gene Marks, Dhivya Suryadevara, Jill Standish e Peter Scoblic.

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