Super Via adota soluções da Microsoft. Foto: divulgação.

A SuperVia Trens Urbanos, empresa que pertence ao grupo Odebrecht e tem há quinze anos operações de trens urbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro, adotou as soluções Office 365 e Lync, da Microsoft.

O projeto, realizado pela Brasoftware, atendeu a necessidade da companhia, atualizando e levando para a nuvem a ferramenta de envio e recebimento de e-mails, assim como a infraestrutura de TI da empresa.

Com a migração, cerca de 1,1 mil contas corporativas de e-mail foram levadas à nuvem. Antes da mudança, os funcionários usavam Outlook 2010, com uma caixa postal de 20 MB de capacidades. Agora, eles passaram para 5, 10 e 25 GB, dependendo da necessidade.

Além disso, com o Lync o grupo substituiu parte das chamadas de telefone por um serviço de mensageria eletrônica, assim como passou a fazer reuniões por videoconferência.

A SuperVia atua em uma malha viária de 270 km em oito ramais com 102 estações. As locomotivas da empresa atravessam a capital do estado e mais 11 municípios. Segundo dados da companhia, cerca de 570 mil passageiros usam seus trens durante os dias úteis.

A mudança de governança tem a ver com a aquisição da companhia pelo Odebrecht TransPort, empresa do Grupo Odebrecht voltada ao setor de transporte.

De acordo com Gilberto Sousa, gerente de TI, o departamento de TI da SuperVia está investindo em melhorias na infraestrutura. Uma delas foi a criação de um Centro de Processamentos de Dados para se adequar à nova controladora.

Essas alterações também incluíam melhorias nos sistemas de envio e recebimento de e-mails e na comunicação interna dos colaboradores.

“Caso não optássemos por uma solução em nuvem, a substituição do antigo sistema de e-mails que utilizávamos demandaria grandes mudanças na infraestrutura e gastos com a compra de servidores e storage", destacou o CIO.