Governo contratará nuvem privada. Foto: Pixabay.
O Ministério do Planejamento prepara uma licitação para contratação de serviços de computação na nuvem no valor de R$ 16 milhões em nuvem coletiva para 40 órgãos federais.
Conforme o termo de referência que está em consulta pública, a compra coletiva deverá ser feita por pregão e na modalidade de registro de preços.
Serão três lotes, os dois primeiros para a contratação de computação em nuvem (60% do volume no primeiro e 40% no segundo, com fornecedores diferentes) e o terceiro lote o suporte técnico, treinamento e tecnologia de gerenciamento entre as duas nuvens.
Em julho, a secretaria de Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento já havia orientado os órgãos públicos a não investirem mais em infraestrutura própria, recomendado a contratação de computação em nuvem.
O termo de referência justifica a licitação de nuvem “no atacado” citando a padronização tecnológica e a redução de custos por compra em escala.