Baguete
InícioNotícias> Linguagem de brasileiro chega a GoPro e Zappos

Tamanho da fonte:-A+A

ELIXIR

Linguagem de brasileiro chega a GoPro e Zappos

Júlia Merker
// sexta, 09/03/2018 10:32

A Elixir, linguagem de programação criada pelo brasileiro José Valim, foi escolhida recentemente para trabalhos de empresas como Pinterest, GoPro e Zappos.

José Valim.

A Elixir já faz parte do dia a dia de milhares de programadores. De acordo com o Correio Braziliense, a linguagem de código aberto dispõe de um gerenciador de bibliotecas e já ultrapassou mais de 116 milhões de downloads.

Com pouco mais de seis anos de vida, a Elixir aproveita os benefícios da arquitetura de processadores de última geração. 

Valim pensou na Elixir durante uma crise de lesão por esforço repetitivo, quando notou que as linguagens de programação convencionais estavam defasadas em relação às novas gerações de hardware, que focam em máquinas com múltiplas CPUs (multi-core). 

O CB relata que, durante a pesquisa por alternativas até chegar ao conceito de Elixir, em 2012, Valim descobriu a tecnologia Erlang, criada pela Ericsson em 1986, que é utilizada há décadas por empresas de telecomunicação. 

Popularizada entre as empresas do Vale do Silício, a tecnologia brasileira permite a construção de plataformas digitais para suportar o tráfego de milhares de dados em uma curta escala de tempo. 

Graças a Elixir, a Plataformatec, empresa da qual José Valim é co-fundador, passou a ter uma legião de fãs no mundo inteiro. Criada em 2009, a companhia passou a oferecer consultoria na área e estruturou sua operação para atender empresas de diversos setores. 

Valim é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo e se tornou uma espécie de guru de desenvolvedores de softwares. Ele é também autor de dois livros sobre sistemas de computação que fizeram sucesso principalmente entre jovens da área digital. 

“Somos reconhecidos pela criação da linguagem Elixir e estamos constantemente em busca de novos formatos para atender melhor os usuários e os clientes da Plataformatec. Atendemos clientes no Brasil e exterior, principalmente nos Estados Unidos, local de grande procura pelos serviços de consultoria de Elixir”, diz, em entrevista ao Correio Braziliense.

Júlia Merker