Tasso Lugon, novo presidente da ABEP-TIC. Foto: divulgação.

Tasso Lugon, presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) é o novo presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais da Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

A eleição da diretoria, que assume para o biênio 2021-2022, aconteceu on-line na última sexta-feira, 26, e Lutiano Silva, ex-presidente executivo, permanece na diretoria como presidente do conselho.

Lugon atua na Prodest desde o início de 2019 e já fazia parte da diretoria da ABEP-TIC no último biênio — como presidente do conselho. Anteriormente, foi assessor especial na Prefeitura Municipal de Vila Velha e CEO da Ice Dream.

Ao longo de sua carreira, também foi CIO do Ministério Público do Espírito Santo e do Tribunal de Justiça do Estado.

Para o executivo, o novo cargo é uma oportunidade para desenvolver a cooperação da ABEP com a sociedade. 

“Quero contribuir para a ABEP e envolver ainda mais todos os setores da administração pública. Isso é fundamental para oferecer aos brasileiros serviços digitais de alto nível. Temos de oferecer soluções que impactem positivamente a vida das pessoas”, destaca Lugon.

Segundo Lugon, o foco agora é dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2020 e fortalecer o planejamento para que os eventos programados sejam realizados. 

Um deles é o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), programado para acontecer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. 

Na vice-presidência executiva da ABEP-TIC, estará André Arruda, diretor presidente da Prodesp, de São Paulo. 

Antônio Torres, diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI/PI), assume como vice-presidente do conselho. 

O cargo de vice-presidente de gestão fica com Ezio Faro, diretor presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (EMGETIS/SE).

Mauro Faria, presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), assume como vice-presidente de relações institucionais.

Fundada em 1977, a ABEP-TIC reúne entidades estaduais e tem a missão de promover a cooperação entre as suas associadas e participar na formulação de políticas públicas de TIC nas diversas esferas governamentais.