JMalucelli investe em data center com HP. Foto: divulgação.

O Grupo JMalucelli, empresa paranaense com cerca de 70 empresas em diversos segmentos, investiu na padronização de seus sistemas e infraestrutura usando soluções da HP.

De valor de investimento não divulgado, o projeto envolceu a consolidação da infraestrutura de TI em um data center principal, com possibilidade de replicação sincronizada para um segundo site.

A principal preocupação dos executivos foi garantir que a solução fosse capaz de rodar todos os sistemas corporativos do Grupo JMalucelli com alta performance em um ambiente totalmente redundante.

"A empresa conta com dois sites independentes com storages, servidores e dispositivos de redes diversificados, porém, precisava de uma solução para garantir expansibilidade,  redundância e ferramentas de monitoramento", afirmou o grupo em nota.

Embora tenha iniciado em 2012, o processo de atualização de infraestrutura só foi finalizado em 2014, mas já conta com um upgrade previsto para este ano. A implementação ficou por conta da Guaíba Soluções Corporativas, de Curitiba.

O projeto envolveu armazenamento e replicação de dados composto por três storages linha HP 3PAR, um pool de virtualização constituído por servidores da linha Blades HP BL460 gen8, distribuído em três enclousures da linha HP C7000. 

Para melhorar a conectividade dois switches chassi família 7500 - um para atender cada site -  foram unificados com gerenciamento de redes por meio do produto HP IMC.

As etapas de instalação, configuração e implantação aconteceram em três fases e incluíram testes de alta disponibilidade entre as plantas. O gerenciamento de cada uma delas foi feito pela HP, levando em conta as melhores praticas e politicas de execução. No total, foram gastas, em média, 200 horas-homem para a conclusão do processo. 

"Até agora, como resultado do projeto, o Grupo JMalucelli conseguiu aumentar a capacidade de processamento e armazenamento de dados, alavancar a velocidade de municação da rede, obter respostas imediatas às demandas, além de ampliar o alinhamento da área TI com o crescimento do grupo", completou a empresa em comunicado.

Fundado em 1966, o grupo JMalucelli começou no Paraná, e hoje atua em segmentos como construção, energia, concessões, finanças, seguros, comunicação, entre outros. A operação se expandiu pelo país e atualmente gera mais de 5 mil empregos diretos e 7mil indiretos.