John Donahoe, CEO da ServiceNow. Foto: Divulgação.
Quando John Donahoe assumiu o cargo de CEO da ServiceNow no último dia 1º de abril, ele estava abraçando uma tarefa completamente nova.
Depois de ser CEO do eBay por sete anos (de 2008 até 2015), Donahoe trocou da esfera de tecnologia para o consumidor final para uma companhia voltada à TI corporativa.
Entretanto, para o executivo, uma visão de consumidor para a tecnologia empresarial pode fazer a diferença nos tempos atuais.
“Serviços como Uber, Airbnb e Amazon tornaram mais integradas e horizontais a experiência para o consumidor, descomplicando processos e focando na inovação e satisfação do usuário”, afirma Donahoe.
Segundo o CEO, por outro lado, as empresas ainda estão “estacionadas” em um modelo verticalizado e complexo em suas operações internas.
Para Donahoe, este desafio em mudar a rotina interna das companhias através do gerenciamento de serviços de TI, com base em sua experiência no Ebay foi o gatilho para entrar na ServiceNow.
Em pouco menos de um mês e meio de companhia, o CEO se reuniu com cerca de 100 clientes da marca para definir planos para esta arrancada.
Especializada em soluções cloud para gerenciamento de serviços de TI (ITSM, na sigla em inglês), a ServiceNow se tornou no ano passado a segunda marca de soluções de software como serviço a cruzar a barreira do US$ 1 bilhão de faturamento, depois da SalesForce.
Para o CEO, a objetivo com a plataforma ServiceNow é oferecer uma visão transversal da estrutura organizacional das corporações, ligando tarefas de diferentes setores de forma imperceptível.
Recentemente, além das capacidades de gerenciamento de TI, o software da companhia também agregou funcionalidades para gerenciar serviços de recursos humanos, vendas e segurança.