O objetivo é realizar 1.500 missões coletivas. Foto: Divulgação

A Fundação Telefônica Vivo vai realizar nos próximos dias 2 a 9 de junho, a Semana do Voluntariado Digital. Por meio de um jogo online, voluntários poderão oportunizar a doação de notebooks para 15 escolas do projeto Escolas Rurais Conectadas.

Os voluntários serão conectados a uma plataforma que oferece missões a serem realizadas a partir de qualquer dispositivo smart e conectado (celular, tablet, notebook, desktop). O objetivo é realizar 1.500 missões coletivas, no mundo real e virtual.

“O game é uma forma divertida e prática de ser protagonista, contribuindo, à distância, com causas sociais. Com o uso da tecnologia é possível conciliar o tempo, atividades profissionais e pessoais, e ainda contribuir para uma causa social”, explica a empresa.

O game online tem como pano de fundo os 15 anos de atuação que a Fundação completa este ano. Além de relembrar a história da instituição, os colaboradores podem escolher como e qual causa ajudar. As missões estão divididas em 4 pilares:

Vaquinha digital: conhecido como crowdfunding, o colaborador poderá, por meio dos sites Catarse e Benfeitoria, participar de uma arrecadação coletiva para um projeto ou causa social;

Divulgue a sua causa: a ideia é fazer o voluntário compartilhar em suas redes sociais a causa ou projeto social que apoia ou se identifica, como, por exemplo, o app Proteja Brasil.

Ação e Reação: o participante será convidado a participar de ações positivas no offline durante o seu dia a dia, como doação de livros, sangue, roupa e alimentos. O detalhe é que essas ações devem ser divulgadas a fim de inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.

Compartilhe o seu conhecimento: o objetivo é usar os talentos escondidos. O voluntário poderá repassar o conhecimento que tem para as pessoas ao seu redor, como aulas via Skype, vídeos tutoriais e audiobooks, que serão usados em instituições que atendem crianças com necessidades especiais auditivas, entre outras ações.

Os 3 maiores pontuadores do jogo poderão conhecer e entregar pessoalmente o prêmio às escolas. A ideia é integrar e estender os benefícios do voluntariado para outras ações sociais da Fundação Telefônica Vivo.

A semana faz parte do Programa de Voluntariado, que busca envolver os 25 mil colaboradores do Grupo Telefônica no Brasil em ações sociais para o desenvolvimento pessoal, da comunidade e do país.

A primeira ação de voluntariado digital aconteceu em 2012 e contou com 60 inscritos. Este ano, a iniciativa usa um game para guiar seus voluntários e, em menos de dois dias, reuniu mais de 500 inscritos.