A Ipiranga adotou um app móvel para levar BI para a equipe comercial. Foto: Divulgação.

A distribuidora de combustíveis Ipiranga adotou um app móvel para levar um projeto de business intelligence (BI) para a equipe comercial. O sistema foi desenvolvido sobre a plataforma de BI da MicroStrategy.

O app disponibilizado em tablets permite que 300 profissionais de vendas consultem informações e realizem, ainda em campo, análises dos principais indicadores relacionados a mais de 7 mil postos credenciados em todo o país.

Segundo Betsy Ferreira, gerente de sistemas da Ipiranga, apesar de a empresa utilizar intensamente recursos analíticos por muitos anos, o processo era feito de maneira tradicional, com entrega de relatórios para os diretores.

Agora, estão disponível de forma móvel, em tempo real, informações sobre o volume de venda por estabelecimento e por tipo de combustível; dados sobre as lojas de conveniência e pontos de troca de óleo; além de outros detalhes que permitem aos gestores da área de marketing avaliar e acompanhar o desempenho da equipe de vendas e dos clientes.

O projeto foi lançado em outubro de 2015. Em pouco mais de um mês, todos os dados do BI foram migrados para a aplicação móvel. 

A MicroStrategy, fundada em 1989, faturou US$ 529 milhões em 2015, uma queda em relação aos US$ 579 milhões registrados no ano anterior.