A Ford lançou o Desafio São Paulo de Mobilidade. Foto: LDprod/Shutterstock.

A Ford lançou o Desafio São Paulo de Mobilidade para incentivar a criação de aplicativos que favoreçam a integração dos carros e do transporte público. Para auxiliar os desenvolvedores, a montadora disponibiliza o OpenXC Enabler, simulador da plataforma de pesquisa de código aberto que possibilita a coleta de dados do veículo para desenvolvimento de soluções de hardware e software.

Desenvolvido por pesquisadores da Ford, o OpenXC é um modem que, ligado ao conector de diagnóstico do veículo, coleta informações como velocidade média, dados de frenagem, consumo de combustível temperatura, entre outras, e as envia a um aplicativo que pode ser instalado em dispositivos como tablets e smartphones, por exemplo. 

Essa transmissão ocorre via bluetooth, e, através de uma API (Application Programming Interface) própria, os desenvolvedore podem criar uma novo conceito de aplicativo com dados gerados em tempo real pelos automóveis da Ford

Os participantes do Desafio podem utilizar um simulador da plataforma para desenvolver os aplicativos para o concurso. Para isso, é necessário fazer o download do OpenXC Enabler e dos Vehicle Traces Files desejados – que são arquivos com os dados de simulação dos carros – e conectá-los via API. Os downloads, informações e tutorais são encontrados no site da plataforma

“Vamos supor que a plataforma leia que dez carros numa mesma região tenham o limpador de para-brisa ligado e que a temperatura externa esteja relativamente baixa. Isso pode indicar que está chovendo nesse lugar. Essa informação pode alimentar um mapa e orientar o motorista a não passar por aquele trajeto que, por conta da chuva, possivelmente estará congestionado”, explica David Borges, supervisor de Soluções em Conectividade para a Ford América do Sul.

O objetivo da Ford é disponibilizar para os desenvolvedores o acesso a essas informações dos veículos, que hoje são utilizadas pela montadora na criação de produtos, projetos e soluções.

O Desafio São Paulo de Mobilidade está com as inscrições abertas até dia 8 de setembro. O concurso também está aberto para organizações (com até 50 empregados) ou grandes organizações (com mais de 50 empregados).

Além do app, é necessário apresentar um vídeo que explique e demonstre suas funcionalidades e características principais.