Oi recebe certificação da Cisco. Foto: divulgação.

A Oi recebeu nesta semana da Cisco a certificação internacional Cloud and Managed Services Program (CMSP), na categoria Parceiro Master, para suas ofertas de serviços cloud corporativos.

A certificação compreendeu duas ofertas da operadora: a de infraestrutura como serviço (IaaS) do Oi SmartCloud e o serviço VPN VIP, de conectividade por MPLS. Ambos os serviços agora são considerados Cisco Powered.

O programa CMSP é baseado nas melhores práticas do mercado, com conceitos relacionados ao ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e à norma ISO 20.000, dois modelos globais de referência para gerenciamento de serviços e processos de TI.

Para a Oi, o reconhecimento da Cisco aponta o comprometimento da operadora em qualificar seus serviços de cloud B2B, um segmento que registrou crescimento de 20% no primeiro trimestre do ano dentro de seus resultados financeiros.

"Com esta certificação, a Oi reafirma ao mercado que seus serviços têm performance garantida e são altamente seguros, escaláveis e validados", afirmou a companhia em nota à imprensa.

A certificação é anunciada em um momento em que a utilização das soluções em nuvem ganha cada vez mais destaque no Brasil. De acordo com uma pesquisa da consultoria IDC, a perspectiva é que a computação em nuvem tenha um crescimento no mercado brasileiro maior que cinco vezes até 2017, com relação ao ano de 2014.

No segmento B2B, a estratégia da Oi é continuar apostando na venda de serviços de dados, datacenter, TI e cloud, aumentando a o número de clientes de TI dentro de sua base de clientes de telefonia. Hoje cerca de 15% dos clientes corporativos da Oi já usufruem de tecnologia da empresa. 

Recentemente a companhia também anunciou o Smart Office, solução para implementação e gestão de trabalho remoto dos colaboradores, com soluções de telecom, controle de jornada e produtividade usando a biometria, assim como aplicações corporativas tipo o Office 365.