Gustavo Perez, diretor-executivo da MTM Tecnologia. Foto: Divulgação.
A MTM Tecnologia foi a responsável pela implementação de uma solução para atendimento digital na área de saúde pública na cidade de Suzano. O sistema foi desenvolvido pela MTM em parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), responsável pela operação de Unidades de Saúde da Família na cidade de Suzano.
O Saúde Suzano busca facilitar o acesso da população a informações de interesse e serviços como agendamento de consultas nas unidades de saúde do município e solicitação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
As clínicas de saúde da família que utilizam a solução atingiram uma migração de até 70% dos agendamentos para as plataformas digitais e uma redução de até 60% da taxa de ausência a consultas agendadas pelo canal digital.
“Iniciamos o trabalho com um plano de metas bem definido alinhado com o INTS, focando em dois pontos principais: reduzir as filas nas unidades de saúde para agendamento de consultas e diminuir o absenteísmo dos pacientes para os procedimentos já agendados. Estamos conseguindo atender essas metas, oferecendo mais qualidade ao cidadão, que não precisa se deslocar até a unidade para realizar o agendamento, e mais eficiência ao setor público”, afirma Gustavo Perez, diretor-executivo da MTM Tecnologia.
A ferramenta implantada combina aplicativo mobile, totens e sistema web. Por meio do aplicativo mobile instalado nos smartphones, o cidadão de Suzano pode consultar informações sobre as unidades de saúde e solicitar o agendamento da consulta, acompanhando a evolução de sua solicitação por meio de mensagens enviadas para o smartphone.