Baguete
InícioNotícias> A transformação do modelo de negócios

Tamanho da fonte:-A+A

ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS

A transformação do modelo de negócios

Baguete
// quinta, 09/08/2018 10:07

Por Francisco Milagres*
O conceito Organizações Exponenciais (ExO ou Exponential Organizations, em inglês) surgiu na Singularity University, em meados de 2014, e foi impulsionado com o livro Organizações Exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito), de Salim Ismail, Yuri Van Geest e Michael Malone.

Francisco Milagres, consultor de organizações com foco em estratégia, tecnologia e venture capital. Foto: Divulgação.

As ExO são definidas pelo seu impacto ou resultado. As organizações tradicionais, caracterizadas por mudanças lentas e crescimentos lineares, estão sendo ameaçadas por negócios disruptivos, como Uber e Airbnb, que hoje são grandes cases de sucesso e que cresceram exponencialmente. E esse crescimento, além da capacidade de disrupção de mercado, trouxe muitos questionamentos aos negócios e organizações.

A transformação exponencial ocorre pelo uso de técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas. A primeira delas é referente ao Propósito Transformador Massivo (PTM) que trata da inspiração que a empresa aspira realizar e como ela irá demonstrá-la. Ela é o resultado das imaginações e ambições das pessoas de dentro e de fora da organização.

No passado, esses exemplos pareciam impossíveis de serem alcançados. Atualmente, o PTM é tão inspirador que pode formar uma comunidade em torno da empresa. Um exemplo são as listas de espera para participar de uma conferência anual do TED. Sabe qual seu PTM?  “Ideias que merecem ser espalhadas”.

Além das organizações exponenciais serem movidas por um PTM, são desenvolvidas com base na tecnologia da informação. Isso quer dizer que grandes instalações físicas e um exército de colaboradores são transferidos para o mundo digital. Aí que surgem os dez atributos das organizações exponenciais: eles refletem os mecanismos internos e externos usados para gerenciar a organização e alcançar o crescimento exponencial.

A sigla SCALE define os cinco atributos (ou características) externos ou de captura de abundância: staff sob demanda, comunidade e multidão, algoritmos, ativos alavancados e engajamento; e o acrônimo IDEAS reflete os cinco atributos internos, também conhecidos como gestão de abundância — interfaces ou plataformas, dashboards, experimentação, autonomia e tecnologias sociais.

Mas calma, sua empresa não precisa ter os 10 atributos! Para ser caracterizado como uma organização exponencial, a metodologia do livro Organizações Exponenciais destaca que quatro atributos já são suficientes. Não basta só falar das características que sustentam o crescimento acelerado e a inovação contínua das ExO. 

É preciso saber como aplicá-las adequadamente e assim transformar positivamente qualquer negócio, otimizando as competências existentes através dos atributos de captura e gestão de abundância, permitindo a exploração de novas oportunidades, criando a previsibilidade da concorrência por empresas inovadoras e promovendo a capacidade de usar transformações do mercado em benefício próprio.

Por isso, o tema “Transformação Exponencial” é tão buscado atualmente, pois requer a transformação de modelos de negócios lineares para abordagens exponenciais centradas nas necessidades dos clientes finais. Com inspiração, questionamentos e números que comprovam a necessidade de mudança e, ainda, os caminhos que levam uma organização a se tornar exponencial. A tecnologia está transformando os negócios tradicionais e essa transformação é uma oportunidade de adaptação e mudança para que o seu impacto tenha um verdadeiro crescimento exponencial.

*Francisco Milagres é consultor de organizações com foco em estratégia, tecnologia e venture capital, com especialização em tecnologias exponenciais pela Singularity University. Na Expoinovação 2018, vai abordar o tema “Promovendo a Transformação Exponencial” em sua palestra.