Solvian com solução para trade marketing. Foto: divulgação.

A Solvian, empresa campinense que desenvolve soluções de gestão de operações em campo, está apostando no conceito de gameficação para uma nova solução, voltada ao segmento de consultores de campo (também conhecidos como traders ou promoters) em marketing de varejo.

Chamado de Trade Rally, o novo produto é resultado de um investimento de R$ 1 milhão da empresa e um trabalho de oito meses em parceria com a paulista Opusphere, empresa especializada em gameficação.

Para quem não conhece, traders são consultores de marcas que visitam estabelecimentos - primariamente redes varejistas - para estabelecer estratégias de marketing e visibilidade de produtos nos locais.

O software funciona como um aplicativo para smartphones (iOS e Android), com uma interface semelhante à de um game social. A aplicação transforma tarefas diárias, como visitas aos clientes, checklists de locais e avaliações de material promocional, em desafios e missões que podem resultar em pontuações.

Posteriormente, aqueles que se destacam no ranking da equipe recebem prêmios, assim como badges e avisos para ilustrar suas conquistas. As tarefas e pontuações são customizáveis de acordo com a preferência da empresa contratante.

Entre estas customizações está o uso de GPS para fiscalizar os check-ins dos traders nos estabelecimentos, assim como o tempo gasto em cada uma delas para fazer as vistorias.

Para Gustavo Risio, diretor-gerente da Solvian, o uso de uma plataforma gamificada pode resultar em um ganho ainda maior para as empresas que já contam com plataformas de acompanhamento de seus traders.

"Empresas que usam softwares de acompanhamento chegam a contar com índices de efetividade na casa dos 70% em suas equipes. Com a gamificação, estimamos que este percentual de engajamento das equipes chegue a 95%", avalia o executivo.

Atualmente, a Solvian já conta com empresas do setor de games, materiais esportivos e telefonia em sua base de clientes que estão testando sua solução de controle e gamificação. Entretanto, a companhia preferiu manter os nomes das empresas em sigilo.

Para rentabilizar em cima do Trade Rally, a Solvian oferece o software como um serviço, cobrando por ponto de operação (POP). Para a Solvian, empresa com pouco mais de um ano de mercado, o mercado de traders representa uma grande oportunidade de crescimento para os negócios.

Ao falar dos planos para o novo produto, Risio não estima valores, mas a expectativa é que até o final do ano o Trade Rally conte com cerca de 4 mil usuários, chegando a 50 mil POPs no final de 2014.

"Vemos um grande potencial neste segmento. Calculamos no mercado brasileiro atual uma base de 150 mil promotores de marketing, dos quais cerca de 25% a 30% deles tem acompanhamento por alguma solução tecnológica em tempo real", afirma o diretor.

Segundo dados do IDC, a gameficação é uma forte tendência no mercado corporativo. Até 2020, 85% das grandes organizações mundiais terão elementos de gameficação em suas operações. Estima-se que o investimento em gameficação corporativa atingirá cerca de US$ 5 bilhões até 2018.