Com o Findrix, usuário pode criar grupos de interesses para compartilhar sua localização. Foto: Divulgação.

O Apontador acaba de lançar o Findrix, um app focado em comunicação e interação entre familiares e amigos. A novidade funciona como uma “mensageria”, que envia a localização do usuário automaticamente por meio de mensagens em tempo real. 

Com ele, o usuário não precisa fazer check-in nos estabelecimentos, basta filtrar que tipo de posicionamento ele gostaria de compartilhar com cada pessoa e elas serão acionadas assim que o usuário sair ou chegar em algum local.

Além do serviço de notificação da posição atual e do filtro de privacidade, os usuários podem compartilhar imagens e trocar mensagens entre si. Cada grupo tem sua sala de bate-papo no próprio aplicativo, enquanto as mensagens a usuários não cadastrados são enviadas via WhatsApp ou SMS. 

O sistema de posicionamento ainda está integrado com o Waze, Google Maps e Apple Maps.

Segundo a empresa, o objetivo do aplicativo é manter amigos e familiares sempre por perto. Lançado em primeira mão na Austrália, o app tem atuação global – ou seja, funciona em todo o mundo.

Com o Findrix, há a possibilidade de criar grupos de interesses para compartilhar as informações de localização. 

Em um grupo formado por pais e filhos, por exemplo, é possível cadastrar endereços como casa, trabalho e o de hoteis, em casos de viagem. Com isso, o grupo será avisado quando a pessoa chega em cada ponto registrado.

A empresa explica que, com o app, os filhos não precisarão mais enviar SMSs dizendo “cheguei bem no hotel” ou “já estou em casa” 

O app funciona a partir do número de telefone, com validação feita por SMS e conexão com a agenda de contatos. Não há integração com outras redes sociais para validar dados. 

Além disso, mesmo que smartphone esteja desligado, o Findrix armazena as mensagens no modo off-line e o usuário poderá acessá-las ao ligar o celular. 

Segundo o MobileTime, a ideia da empresa com o Findrix é conquistar rapidamente uma grande base de usuários para, no futuro, integrá-lo com a sua plataforma de concierge móvel, o Resolve Chat, disponível por enquanto apenas em São Paulo. 

A meta é conquistar pelo menos 1 milhão de usuários do Findrix no mundo dentro de seis meses. Vale lembrar que o Apontador é uma empresa da Movile, que é dona também de outros serviços que envolvem logística e delivery, como iFood e Truckpad.

O Apontador foi desenvolvido em agosto de 2000 pelo empreendedor Rafael Siqueira, CTO e fundador da empresa, com a ajuda de mais três colegas da USP. A empresa foi o primeiro site de mapas e rotas do Brasil, conectando as pessoas aos melhores serviços locais. 

Em junho de 2008, a união com o MapLink deu origem ao grupo LBS Local. Após o investimento realizado pela Movile, em setembro de 2014, e para se consolidar como o player de Online2Offline (O2O) - a empresa afirma que decidiu dar uma “nova cara” à marca e qualificar seu conteúdo e serviços de valor agregado para seus usuários.

Atualmente, seu banco de dados reúne mais de 7,5 milhões de locais e um grande acervo de opiniões dos usuários, que ajudam a avaliar e ranquear os serviços.