Luís Lamb.

O impacto da inteligência artificial na gestão pública será tema de um painel aberto ao público na uMov.me Arena em Porto Alegre nesta segunda-feira, 15, das 18h às 21h.

Participam o secretário estadual de governança e gestão estratégica, Cláudio Gastal; a professora da PUCRS e pesquisadora de governo digital, Edimara Mezzomo Luciano; o procurador-geral do Estado do RS, Eduardo Cunha da Costa; o procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen; o secretário adjunto da fazenda do Estado do RS, Jorge Tonetto; a Secretária Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS, Leany Lemos; o diretor de inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Renato Rizzardi; e o auditor do Tribunal de Contas do RS, Sandro Bergue. 

A curadoria do evento é do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, que é também pesquisador de IA há mais de 20 anos. Lamb será mediador no debate, que terá também transmissão online.

“Reunimos grandes gestores e especialistas com ampla experiência, o que mostra o quanto a Inteligência Artificial e as tecnologias de impacto têm potencial de contribuir para a transformação de vários setores da economia, da sociedade, das profissões e principalmente otimizar e desburocratizar o serviço público”, observa Lamb.

O evento faz parte do Dito Efeito parte da mobilização em torno do Pacto Alegre, um movimento liderado por Unisinos, PUC-RS e UFRGS para destravar o ecossistema inovador na cidade.

A iniciativa prevê cerca de 80 eventos ao longo ano, divididos em 11 trilhas temáticas: Liderança 4.0,  X-Tech, Protagonismo Feminino, Futuro do Trabalho, Inteligência Artificial, Design/Marketing, Histórias de Vida, Sucesso e Fracasso, Transformações Globais,  Educação, Economia Criativa e Cultura e Artes.

Cada trilha tem um curador, que funciona como mediador dos debates. Além de Patrícia Knebel, alguns dos curadores são Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc; Cesar Paz, fundador da AG2 e atualmente investidor em startups e o empresário Jonatas Abbott, diretor da Dinamize, entre outros.

Os eventos acontecem no Umov.me Arena, um espaço na sede da Umov.me, dona de uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos.

Um espaço de 400 metros quadrados na zona norte da capital gaúcha antes usado como showroom de uma importadora, o local está aberto para atividades do ecossistema de TI da cidade.