A Viação Catarinense é uma das empresas do grupo. Foto: divulgação.

O Grupo JCA, formado por marcas de transporte rodoviário de passageiros, cargas e turismo, migrou da infraestrutura on-premise para a versão standard da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Segundo a empresa, o intuito era integrar todos os processos, unificar sistemas e permitir a escalabilidade da performance e, assim, a companhia chegou à solução da Oracle.

Um update foi feito em agosto de 2019 com a versão Enterprise implementada e, inicialmente, o planejado era usar a OCI como disaster recovery dos principais sistemas da empresa.

"Com a facilidade do portal da OCI e o custo competitivo, a estratégia mudou e testamos colocar a nossa base maior do nosso ERP no ambiente. Como funcionou bem, tomamos a decisão de mudar o planejamento estratégico e utilizar a OCI como base primária de nossos ambientes", conta Fernanda Carvalho, CIO do Grupo JCA.

As mudanças seguiram em meio à pandemia, quando a companhia decidiu adiantar seis meses de projeto para auxiliar no processo de redução de custos que teria com a transição de ambientes. Assim, as implementações aconteceram entre março e julho.

Com as padronizações e mudanças, a empresa diminuiu os bancos de dados de 42 para cinco tipos e, atualmente, 85% dos sistemas da JCA rodam em Oracle, o que inclui banco de dados, ERP, sistemas de recuperação de desastres (DR) e vendas de passagens.

De acordo com o Grupo JCA, o ambiente cloud colaborou para que diversos sistemas funcionassem em conformidade, garantindo agilidade nas vendas.

Além disso, foi contabilizada uma economia de cerca de cinco vezes em comparação com os sistemas que eram utilizados anteriormente.

Em 2020, a empresa economizou cerca de R$ 3,2 milhões devido à antecipação dos projetos. No total, entre padronizações e mudanças gerais, o grupo economizou R$ 7 milhões.

A companhia também apontou ganho de produtividade, uma vez que o banco Oracle Enterprise consegue processar as consultas e execuções dos sistemas de forma mais ágil. 

"Ao elevarmos a performance da JCA por meio do OCI, notamos que o alinhamento de sistemas trouxe integração para os times com ganhos quantitativos e qualitativos que beneficiam o atendimento dos passageiros", destaca Guilherme Godoy, diretor da Oracle Cloud Infrastructure.

Agora o Grupo JCA está investindo em novas soluções, como a recém lançada Wemobi, linha que conta com bilheteria on-line e reconhecimento facial para facilitar o embarque de passageiros durante a pandemia.

Fundado em 1948, o Grupo JCA conta com uma frota de mais de 2,5 mil ônibus percorrendo as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Entre as suas marcas, estão as viações Cometa, Catarinense, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão.

Nascida em 1977 no Vale do Silício, a Oracle tornou-se uma empresa de capital aberto em 1986. Contando com mais de 138 mil funcionários, fechou o ano fiscal de 2019 com receita total de US$ 39,5 bilhões.