Foto: divulgação.

A Quod, especializada em inteligência de dados financeiros, firmou um acordo com a FICO, empresa focada em análises preditivas e ciência de dados, para desenvolver soluções voltadas à análise de crédito com base na evolução do cadastro positivo.

Segundo as empresas, a primeira solução conjunta deve ser lançada “em breve” e se chamará Quod Score PJ PME by FICO. 

Essa nova ferramenta utilizará diversas fontes para realizar sua previsão de risco futuro das PMEs, inclusive dados de histórico de crédito e informações sobre a empresa e seus sócios, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

"Essa parceria une a expertise em inteligência de dados da Quod com a experiência global da FICO no desenvolvimento de classificações de risco de crédito. Desta forma, os produtos que colocamos no mercado irão proporcionar às instituições soluções mais eficazes para a avaliação de risco de crédito", afirma Ricardo Thomaziello, Chief Data Officer da Quod.

As soluções de score de crédito serão criadas com o suporte da plataforma de decisão da FICO e de tecnologias como analíticos e inteligência artificial.

“Com essa parceria, pretendemos expandir nossas soluções no mercado brasileiro em um momento bastante importante, contribuindo para o processo de tomada de decisão das empresas", afirma Alexandre Graff, presidente da FICO América Latina e Caribe.

A Quod foi fundada em 2017 pelas instituições Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander para impulsionar o cadastro positivo, ferramenta que funciona como um currículo financeiro dos consumidores — combinando técnicas de big data e inteligência artificial.

Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a FICO detém mais de 195 patentes de tecnologias, presentes em mais de 100 países. No Brasil, a empresa inaugurou seu escritório em 1998 e hoje o país é um dos seus cinco principais mercados, sendo o principal na América Latina.