E-LEARNING POWER

Ibmec migra para Blackboard no EAD

10/01/2013 17:37

Grupo adota mesma plataforma recentemente implantada pela Feevale, da fornecedora americana representada no Brasil pelo gaúcho Grupo A.
 

Não é a sala que está vazia, é o EAD que está lotado. Foto: Flickr.com/athiewohnrath

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Ibmec acaba de fechar um contrato de três anos com a Blackboard, norte-americana que em 2011 fechou uma parceria com o porto-alegrense Grupo A, dono da editora Artmed que hoje é seu representante exclusivo no país.

A instituição de ensino superior irá trocar o ambiente virtual de aprendizagem usado em todos os seus campi do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília pelas soluções da americana, assim como fez há pouco a gaúcha Feevale, que substituiu o Moodle pela plataforma da companhia.

“O investimento em cursos via e-learning garantirá a expansão da instituição no país e no mundo. Nossa visão é que não há como sobreviver sem internacionalização e e-learning, mobilidade”, afirma José Luiz Trinta, diretor de Negócios do Ibmec.

Já Bruno Weiblen, diretor da Blackboard no Brasil, ressalta que a universidade servirá de “vitrine para novos negócios” da companhia no Brasil.

“É a típica situação ganha-ganha. O Ibmec adota uma solução usada por instituições como Princeton, Cornell e FU Berlin, enquanto nós aumentamos a visibilidade e a presença no mercado educacional do país”, conta Weiblen.

O contrato prevê a utilização de ferramentas para gestão da aprendizagem, colaboração online e recursos mobile para os alunos, além de hospedagem gerenciada.

Por meio da plataforma Blackboard Learn, o Ibmec terá acesso a recursos para armazenamento de material, troca de conteúdo e comunicação entre alunos e professores, enter outros.

De acordo com o diretor de Negócios da faculdade, com a nova plataforma a instituição pretende garantir 100% de mobilidade no acesso aos cursos, seja no tablet ou no smartphone.

Outra solução adotada é o Blackboard Collaborate, que permite a realização de webconferences entre professores e estudantes.

Essa ferramenta também será utilizada pelo Ibmec para apresentar a instituição a futuros alunos, conta Trinta.

“Há, ainda, o Managed Hosting, que dá ao Ibmec a tranquilidade de contar com a mesma infraestrutura que garante a disponibilidade da plataforma de aprendizagem  de mais de 10 milhões de usuários no mundo todo 24h por dia, sete dias por semana, o ano inteiro”, finaliza Weblein.

CASE GAÚCHO
A Feevale foi o primeiro contrato da Blackboard com uma instituição de ensino do Rio Grande do Sul.

Assim como no negócio com o Ibmec, foi intermediado pelo Grupo A, e contemplou a aquisição de plataforma de educação à distância, de webconferência, soluções mobile e hospedagem gerenciada da norte-americana.

No centro universitário de Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre, as soluções adquiridas serão estendidas para todos os alunos e professores, com uso da ferramenta de webconferência e acesso instantâneo aos materiais de aula, em computadores ou dispositivos móveis.

Além disso, até agosto deste ano, quando ocorre a implantação definitiva de todos os produtos e serviços envolvidos no contrato, as equipes de Blackboard e Feevale trabalharão na formação de professores e tutores, na integração dos sistemas e na adaptação de conteúdos ao novo formato.

No Brasil, outros clientes da BlackBoard são FGV, FAAP, Dom Cabral, ESPM e Senac-SP, entre outros.

Veja também

COBRINDO DISTÂNCIAS
Feevale adota Blackboard no EAD

Universidade larga o Moodle e adquire plataforma de educação à distância, de colaboração online (webconferência), soluções mobile e hospedagem gerenciada da Blackboard.

CONECTADOS
Blackboard debate educação digital

A Blackboard, multinacional voltada para produção de softwares e plataformas para educação, promove o Blackboard Fórum de Educação, na quinta-feira, 12, das 8h às 18h, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123), em São Paulo.

Blackboard e Grupo A debatem e-learning

A parceria Blackboard e Grupo A promove, no dia 16 de setembro, a edição 2011 do BbFórum.

Realizado no campus do Insper, na Vila Olímpia, em São Paulo, o encontro busca apresentar as novidades sobre educação e tecnologia para o futuro oferecidas pelas empresas.

Além de cases de sucesso, oficinas interativas e discussões relevantes sobre o tema, serão discutidos os desafios e oportunidades em e-Learning no Brasil.

Grupo A: do B2C ao B2B com Blackboard

O Grupo A, com sede em Porto Alegre, fechou uma parceria exclusiva com a desenvolvedora de soluções para e-learning Blackboard, dos Estados Unidos.

O acordo dá à Grupo A a representação sobre os produtos da Blackboard no Brasil por cinco anos.

Segundo o gerente de Novos Negócios do Grupo A, Bruno Weiblen, mais do que fazer bem ao balanço da companhia gaúcha, o casamento marca um redirecionamento da empresa: do business to consummer para o business to business.

Oraug-BR: debate com IBMEC e Receita

O VI Encontro de Usuários Oracle ocorre na quarta-feira, 28, das 9h às 17h, no Hotel Golden Tulip Regente (Av. Atlântica, 3.716), no Rio de Janeiro.

 Na ocasião, haverá um debate sobre as obrigações legais em TI e escassez de mão de obra qualificada no segmento.

Entre os participantes do evento estão Marcio Tonelli, auditor fiscal da Receita Federal, e alguns representantes da univesidade IBMEC.

Inej/Ibmec traz Babson College para RS

A Babson School Executive Education, de Massachusetts, firmou uma parceria com o Inej/IBMEC para oferta no Rio Grande do Sul de seus cursos de empreendedorismo, gestão e negócios.

Conforme análise da escola norte-americana, no Brasil, de cada sete pessoas, uma é empreendedor. Por conta disso, o país está no foco da instituição, que vai oferecer, inicialmente aos gaúchos, não somente cursos, mas também certificação internacional.

iMasters:EAD de programação em SQL Server

O iMastersPRO, setor de desenvolvimento de eventos e programa de treinamentos do Grupo iMasters, lança o curso online “Dominando o SQL Server 2008”.

Voltado a profissionais e estudantes que atuam no desenvolvimento de aplicativos baseados em servidores, o curso sai por R$ 79, sem mensalidades.

O treinamento capacita para uso do Microsoft SQL Server na criação de banco de dados e realização de ações no SQL Server Management Studio.

Advocacia reduz turn over com EAD da Benner

A Advocacia Bellinati Perez, que atua nas áreas de direito bancário, civil, comercial, trabalhista, tributário e do consumidor, reduziu o turn over de profissionais em seus 34 escritórios com a adoção da plataforma Bd, da Benner, unidade de software de gestão da Globalweb.

A solução de ensino à distância foi aplicada aos negociadores da companhia, em um curso online de recuperação de ativos.

Artecola: EAD para funcionários de seis países

O Grupo Artecola acaba de adotar o EADArtecola, solução de ensino à distância que será disponibilizada via internet para treinamentos internos de toda a equipe da empresa.

A ferramenta será utilizada pelos cerca de 18 mil colaboradores da corporação, que tem matriz em Campo Bom e operações no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México.

GRANDES CONTRATOS
Digital SK: e-learning faz crescer

Base geral subiu para 150 empresas, com mais de 500 mil alunos.

À DISTÂNCIA
Harvard e MIT terão e-learning

Universidades referência investem bolada de US$ 60 milhões para criar um canal de ensino à distância.

Blackboard: cases de e-learning em Curitiba

A Blackboard promove nesta terça-feira, 06, em Curitiba, o Bb Day Curitiba, um evento gratuito focado em educação e tecnologia. 

E-learning: Grupo A compra GSI Online

O Grupo A Educação assinou um protocolo de intenções para a aquisição da GSI Online, empresa especializada em e-learning, nascida na Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).

A aquisição não teve prazos ou valores revelados pelas companhias.