Lucas Monteiro.

A A2C, agência digital sediada em Joinville, Santa Catarina, reformulou a sua área de recursos humanos, com a aquisição de duas soluções.

Foram analisadas 120 opções diferentes para transformar a gestão de pessoas da empresa, fechando no final com uma companhia tradicional no segmento de RH, a Senior, e uma startup, a Xerpa.

Da Senior, foi adquirido o Moods, um software de pesquisa de ambiente de trabalho da Senior, e da Xerpa, um produto de gestão de RH da startup paulista de mesmo nome. A A2C emprega 100 profissionais. 

“A A2C trabalha há anos com modelos de liderança e o Moods traz aporte de dados para essa gestão, dentro do conceito de HR Analytics”, afirma o diretor de Operações da A2C, João Andrade. 

Já o Xerpa substitui o processo anterior em quesitos como admissões, no qual antes era preciso preencher uma planilha e enviá-la para a contabilidade, junto com cópias de todos os documentos de cada nova contratação.

Além das admissões, o RH também teve ganhos em outros processos. Por exemplo: a plataforma facilita a emissão de folhas de pagamento, oferecendo a possibilidade de consultar pelo aplicativo, em qualquer dispositivo mobile, todo o histórico de documentos e holerites.

“Nossa equipe era enxuta ao extremo, o processo de nossas rotinas trabalhistas era um caos e o excesso de planilhas dificultava o fluxo das informações, dentre outras questões. A conclusão inevitável é de que faltava muito chão pela frente até chegarmos ao RH ágil, transparente e automatizado que desejávamos”, resume o diretor de Negócios, Lucas Monteiro.

Fundada em 2015, a Xerpa tem clientes como Gympass, Giraffas, Dr.Consulta, Nubank, Cabify, Cultura Inglesa e Guia Bolso e já recebeu aportes da Kaszek Ventures, Redpoint e.ventures e dois dos fundadores do Nubank.

A empresa tem dois fundadores: o CEO, Nicholas Reise, com passagens pela Redpoint e Citigroup e o CTO, Paulo Ahagon, com passagens pelas áreas de engenharia de software Bionexo, Baby.com.br e Locaweb

A A2C está mudando seu posicionamento, visando se posicionar como uma consultoria estratégica e inovação e atendimento das necessidades de marketing dos clientes como um todo, incluindo planejamento de marcas e negócios, comunicação onlife (integrando mídias tradicionais e digitais), tecnologia e plataformas, produtos e serviços on demand e corporate venture.

Entre os clientes estão Cinemark, Paris Filmes, Senior, Tecnisa, 3M, Docol, Krona, Neogrid, Intelbras e Univille.