A Comau é uma multinacional italiana que faz parte do grupo FCA. Foto: Leo Lara/divulgação.

A Comau, subsidiária de automação industrial da Fiat, adotou o Suite da SoftExpert, especialista em softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Desde a implementação, feita pela TNX Brasil no início de 2019, a empresa reduziu em 60% o número de falhas na sua operação.

Para este desenvolvimento, foi criada uma equipe multifuncional, com profissionais das áreas de qualidade, engenharia e processos em um total de oito meses de trabalho. Hoje a ferramenta conta com 220 usuários de diferentes áreas da empresa.

A solução foi disponibilizada para todas as áreas envolvidas, com níveis diferentes de segurança e gestão, com portais onde há informações relevantes para cada nível, podendo ser acessadas, inclusive, via smartphones.

Anteriormente, o gerenciamento da unidade de negócios, processos e informações de desempenho eram realizados em planilhas e a comunicação, feita por e-mail.

Os mais de 50 contratos implantados em 12 estados brasileiros, organizados por linhas de portfólio e região, geravam informações utilizando 25 ferramentas ou planilhas por local, em um total de 500 documentos por mês.

A compilação das informações, análises e resultados sobre o desempenho dos serviços prestados no contrato levavam, em média, sete dias para serem gerados, com a utilização de um recurso de engenharia em tempo integral.

“Com a ferramenta, temos um acompanhamento confiável do desempenho dos contratos, com identificação de problemas e falhas de forma ágil, ação assertiva para soluções e sugestões de melhorias” avalia Cláudia Regina Comunian, Analista QMO da Comau Brasil.

A Comau é uma multinacional italiana que faz parte do grupo FCA, do qual fazem parte as marcas Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Maserati, Teksid e outras.

No portfólio, estão robôs industriais e colaborativos, logística autônoma, tecnologia vestível, sistemas automatizados para linhas de produção, soluções digitais e interconectadas, centros de usinagem, serviços especializados de manutenção industrial e facilities.

Há 45 anos no mercado, a companhia atua em 14 países, com 32 filiais, cinco centros de inovação, 14 plantas operacionais e mais de nove mil colaboradores.

No Brasil, conta com fábricas nas cidades de Santo André, em São Paulo,  Betim, em Minas Gerais, e Goiana, em Pernambuco.

Fundada em 1995, a SoftExpert é uma fornecedora de software e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio. 

Conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários em mais de 30 países. Em 2017, registrou aumento de 17,5% em seu faturamento, chegando a R$ 70 milhões.

A companhia fechou 2018 com 166 novos clientes, sendo 69 do exterior, um crescimento de 53% no número de novas contas fora do Brasil. 

Entre os clientes, estão nomes com Coca-Cola, AkzoNobel, Midea Carrier, Vale e Mitsubishi Motors.

Com mais de 20 anos de experiência, a TNX Brasil é especializada em consultoria, planejamento e execução de serviços de soluções de TI. A empresa representa a SoftExpert em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.