Foto: divulgação.

Quando sentei ano passado para fazer minhas previsões do ano seguinte, não havia como saber o que 2020 reservaria. Muitos de nós sentimos que tínhamos uma boa compreensão dos próximos meses, até sermos pegos de surpresa por COVID-19 e seus inúmeros cenários possíveis.

Muitas empresas tiveram que reavaliar totalmente sua abordagem de orçamento, planejamento de cenários, previsões e muito mais.

Mas apesar de um ano tumultuado, ou talvez por causa dele, algumas das minhas previsões para 2020 se concretizaram.

Quando previ que seria o ano do "Cloud", não tinha ideia do quanto as ferramentas baseadas em nuvem se tornariam tão importantes para os líderes financeiros que trabalham remotamente. O auto treinamento tornou-se igualmente vital para atender à necessidade de integração e aprimoramento remoto.

O mercado de Corporate Performance Management, conhecido como CPM, também teve um rápido crescimento em 2020. O aumento da complexidade, por trás da gestão financeira durante a pandemia colocou uma maior pressão sobre as empresas para adotar a tecnologia especializada de CPM - e eles se beneficiaram com isso! De acordo com a empresa Norte Americana Nucleus Research, o software de CPM retorna $3,18 para cada dólar gasto.

E isso me fez pensar: o que as empresas podem esperar neste ano de 2021? Como podemos garantir nosso sucesso em um momento ainda incerto? Para nos prepararmos melhor, passei um tempo fazendo algumas previsões sobre o papel do CFO, o mercado de CPM e o foco do setor financeiro para este ano.

Vamos então rever as minhas sete previsões para 2021 e como elas afetarão seus negócios.

Quer saber qual o próximo evento online da Prophix?  Cadastre-se para receber novidades gratuitamente em seu e-mail.

 

1. O Planejamento Financeiro Dinâmico Se Torna a Nova Constante

O ano passado foi repleto de incertezas e mudanças rápidas, forçando empresas a abordarem seu planejamento financeiro e orçamentos anuais de forma diferente. A era dos modelos de planejamento fixos e planilhas rígidas foi acabando à medida que as empresas foram reconhecendo a importância das ferramentas de software de planejamento de cenário baseadas na nuvem. Essas ferramentas capacitam os profissionais de planejamento financeiro a redefinirem continuamente as previsões (seja trimestral, mensal ou semanal) de acordo com informações de dados em tempo real, e assim atendem às condições fluidas do mercado. Neste ano esperamos ver o planejamento financeiro ágil e o método de previsão contínua assumir como a "nova constante", permitindo que as empresas permaneçam ágeis e rápidas em suas tomadas de decisões estratégicas, assim impulsionando a vantagem competitiva.

 

2. A Ascensão das Soluções de FP&A de Última Geração: CPM 3.0

Antes do COVID-19, o mercado de finanças já estava começando a ver mudanças do planejamento financeiro e forma de reportar que antes eram realizados através de planilhas de Excel e soluções locais, e hoje passam para ferramentas de software de CPM automatizadas e baseadas na nuvem.  Essa mudança permiti que os executivos financeiros ganhem mais confiança e eficiência em suas tomadas de decisões no planejamento financeiro, pois sua verdade é baseada em uma única fonte de dados. A seguir, veremos o surgimento do "CPM 3.0", incluindo inteligência artificial (IA) que ajudará a gerenciar as complexidades do ambiente de negócios atual, incluindo uma força de trabalho remota, grandes quantidades de dados e a expansão das diretivas de segurança e conformidade. Composto por análises preditivas, previsões por Machine Learning (ML), detecção de anomalias e interação por linguagem natural, a próxima geração de software de CPM fornecerá a equipes financeiras insights de alto nível para atender às novas demandas de negócio, ao mesmo tempo em que garantirá fácil acessibilidade para ferramentas digitais baseadas na nuvem, que também são necessárias para o planejamento integrado nos negócios.

 

3. A era da IA nas Abordagens de Finanças Corporativas

Nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial e o Machine Learning - que significa o aprendizado de máquinas, prometeram ser uma virada de jogo para o espaço finanças, assim como essa tecnologia revolucionou os aplicativos voltados para o consumidor. A questão não era se, mas quando? Embora a taxa de adoção de tecnologias avançadas possa ter diminuído durante o COVID, a inovação continuou durante a pandemia, já que as empresas de software tiveram a oportunidade de se concentrar em aprimorar ainda mais suas ofertas de produtos. Conforme a economia se recupera e as empresas se despertam, são muitas as vantagens de ferramentas de CPM desenvolvidas com IA, como por exemplo a economia de tempo significativa, redução de erros, insights de alto nível sobre o futuro dos negócios, especialmente enquanto sua força de trabalho permanece remota, e a necessidade e o desejo por essas tecnologias avançadas aumentam. Prevemos que 2021 será o ano em que o CPM, com a tecnologia de IA, finalmente chegará a todo vapor na adoção e no uso, trazendo consigo o ROI prometido.

 

4. O Despertar do Cloud para os Negócios: Adoção em alta velocidade para se manter competitivo no pós-covid

Apesar das vantagens óbvias de migrar para uma plataforma baseada em nuvem, muitas organizações de médio porte permaneceram céticas quanto à migração de seus sistemas tradicionais locais antes do COVID-19. Desde a pandemia, no entanto, esse ceticismo diminuiu. Gerenciar todas as informações compartilhadas em servidores baseados em nuvem se tornou uma obrigação e precisa ser feito em velocidade recorde para acompanhar as demandas de trabalho de hoje, entre outras mudanças de negócios. Sem a funcionalidade de todos os recursos na nuvem, as equipes financeiras perdem incontáveis horas rastreando informações de diferentes departamentos e sistemas para poder configurar e analisar dados em relatórios atualizados. Como vimos no ano passado, as empresas não podem se dar ao luxo de perder esse tempo extra em um momento de crise; eles precisam de acesso aos dados de maneira precisa e em tempo real, para assim visualizar variações, executar cenários e reagir rapidamente. O software baseado em nuvem capacita as equipes com um sistema de gerenciamento financeiro mais eficiente e escalonável, em um ambiente seguro, ao mesmo tempo em que apresenta uma plataforma com tecnologias avançadas de AI e Machine Learning para uma vantagem competitiva.

 

5. O CFO Assumirá Uma Posição Mais Estrategista

Graças aos sistemas modernos de Corporate Performance Management (CPM) que fornecem um novo nível de eficiência e automação para o planejamento financeiro, os CFOs têm o poder de tomar decisões estratégicas de negócios baseadas em insights a partir de seus dados, transformando seu papel dentro da organização de analista de números para consultor de negócios. Nunca vimos essa transformação t'ao evidente quanto durante a pandemia, quando os CFOs assumiram um papel de liderança no direcionamento de suas organizações para a recuperação. À medida que vemos mais avanços na tecnologia de CPM este ano, incluindo a adoção de IA, Machine Learning e tecnologias de linguagem natural, esperamos ver o CFO assumindo uma função estratégica mais permanente, trabalhando para impulsionar o futuro dos negócios.

 

6. Veremos a convergência da inteligência humana com a tomada de decisões baseada em dados

Embora o termo "big data" tenha sido utilizado por líderes em praticamente todos os setores para tomar decisões de negócios importantes, o foco principal tem sido na tecnologia que permite a preparação, o gerenciamento, a governança e a análise dos dados. Um elemento importante que falta nesta equação, conforme visto no processo de planejamento corporativo, é o conhecimento e a experiência dos profissionais de finanças infundido na tomada de decisão para interpretar os dados e os resultados destas previsões. Isso não poderia ser mais importante do que agora, considerando que os dados históricos pré-covid não podem ser totalmente confiáveis para essas tomadas de decisões de negócios. Ao incorporar estas análises em processos como planejamento financeiro e reformulação, os funcionários poderão ter mais confiança em tomadas de decisões, aumentando o valor em toda a organização.

 

7. As Ferramentas de CPM Serão Ampliadas Para Além do Setor Financeiro

Não importa qual seja o setor, a pandemia destacou a necessidade de um planejamento contínuo e ágil, além da importância da tecnologia para modelar diferentes cenários e tomar decisões rápidas e pontuais. Isso inclui articular rapidamente as operações de negócios e/ ou redefinir as expectativas e metas. Ou até mesmo para previsões sobre casos de COVID, como por exemplo empresas de varejo que procuram fechar locais com base no potencial de baixo tráfego. O fator em comum é a importância e a confiabilidade de um software de análise de dados, como sistemas de Corporate Performance Management, que fornecem um nível granular de detalhes para decisões mais inteligentes e rápidas. Continuaremos a ver ferramentas de tecnologia desenvolvidas com IA, assim como o CPM, ampliando todos os setores de negócios e fornecendo o nível de inteligência necessário para 2021 e os próximos anos.

O início de cada novo ano é uma oportunidade perfeita para planejar para onde você quer levar seu negócio nos próximos 12 meses. Muitas das minhas previsões abordaram a importância do planejamento ágil, as ferramentas de CPM baseadas no Cloud que promovem a colaboração e automatização de processos financeiros com Inteligência Artificial.

Em resumo, minhas previsões de 2021 para o espaço de Corporate Performance Management (CPM) são:

  1. O planejamento financeiro dinâmico se torna a nova constante
  2. A ascensão das soluções de planejamento financeiro de última geração: CPM 3.0
  3. A era da IA nas abordagens de finanças corporativas
  4. O Despertar do Cloud para os Negócios: Adoção em alta velocidade para se manter competitivo no pós-covid
  5. O CFO assumirá uma posição mais estrategista
  6. Veremos a convergência da inteligência humana com a tomada de decisões baseada em dados
  7. As ferramentas de CPM serão ampliadas para além do setor financeiro

Quer saber mais sobre a Prophix? Acesse nosso site.

Alok Ajmera

Presidente e CEO da Prophix

Minha paixão é a excelência; meu mantra é a velocidade; e o princípio orientador é a compaixão. Como presidente da Prophix, sou responsável por garantir que cada cliente, potencial cliente, parceiro, funcionário e acionista, em todo o mundo, tenha uma experiência memorável e positiva com a empresa e seus produtos.