Novo iOS vem aí. Foto: flickr.com/photos/stouglas12.

Tamanho da fonte: -A+A

De todas as novidades e produtos anunciados pela Apple na conferencia WWDC 2013, em São Francisco, o grande destaque foi sem dúvida o novo iOS 7, a aposta da fabricante em retomar a dianteira da inovação em relação ao Android, do Google.

Tim Cook, CEO da fabricante, afirmou nesta segunda-feira, 10, que o anúncio marca a maior mudança no sistema operacional desde o lançamento do iPhone.

Desde o lançamento do iPhone 4, analistas questionam o ritmo da inovação da Apple em relação ao sistema móvel. Até mesmo Steve Wozniak, cofundador e acionista da Apple, criticou a empresa sobre a falta de uma verdadeira renovação na iOS.

Pelo que a Apple apresentou no evento, desta vez ela está chegando, conforme destaca o TechCrunch.

A versão beta do novo sistema operacional já está disponível para desenvolvedores, com compatibilidade com os dispositivos iPhone 4 e iPad 2 e suas versões superiores, assim como a quinta geração do iPad mini e iPod Touch.

Entre os novos recursos do sistema, estão a eliminação da barra para destavar a tela de entrada do telefone. Agora ela pode ser liberada com um simples deslizar de dedos. Além disso, a central de notificações do sistema vai estar disponível mesmo com a tela bloqueada.

Para a organização de apps, agora será possível usar pastas para abrigar mais aplicações e otimizar espaço no menu. Outra opção que chega para acompanhar o Android é o Control Center, que traz botões de acesso rápido para funções como Wi-Fi, Bluetooth e outros.

Para o Safari, agora o navegador terá a possibilidade de navegação em abas ilimitadas, e também terá um recurso de busca inteligente, que traz ícones com as páginas mais visitadas pelo usuário.

Esta nova iteração da iOS, em sua intenção de trazer um apelo mais multitarefa, terá a possibilidade de visualização dos aplicativos abertos através de miniaturas na tela, e não somente por ícones.

O aplicativo de fotos para iOS ganhou nova visualização em mosaico. Também é possível compartilhar vídeos via compartilhamento de fotos do iCloud.

Embora as inovações remetam a recursos já apresentados em versões mais atuais do Android, Cook não perdeu a chance de dar suas alfinetadas na concorrência.

Conforme o executivo, a Apple conta atualmente com 600 milhões de dispositivos iOS vendidos no mundo, quase o dobro da quantia registrada em 2012, que era de 365 milhões.

"A loja conta com mais de 900 mil apps, sendo que 90% são baixados a cada mês, e 375 mil apps apenas para iPad", completou Cook, para agradar os desenvolvedores.

OUTRAS NOVIDADES

Também na iOS, a Apple mostrou renovações em features como a Siri, que agora terá novas línguas disponíveis - o português brasileiro não foi confirmado.

Além disso, o sistema de inteligência artificial terá recursos exclusivos para carros, possibilitando consultas somente através da voz. A nova funcionalidade deve chegar somente em 2014.

Outra novidade é a iTunes Radio, um serviço gratuito que permitirá o streaming de músicas e listas de reprodução, em uma forma semelhante a outras aplicações grátis como o Grooveshark,

O serviço estará integrado direto ao aplicativo de música do novo iOS 7. Além dos dispositivos móveis (iPhone, ipad e iPod touch) a rádio on-line será compatível com o iOS 7.