É DO BRASIL

Guru americano prevê campeão da Copa

10/06/2014 16:25

Brasil tem 45,2% das chances. Foto: flickr.com/luizfilipe

Tamanho da fonte: -A+A

Depois do Goldman Sachs realizar suas previsões para a Copa do Mundo, agora Nate Silver, guru popular nos Estados Unidos por acertar o  resultado da eleição presidencial americana, acredita que o campeão da Copa do Mundo da Fifa será a seleção brasileira.

“Tudo que você precisa saber é: a Copa do Mundo começa na quinta em São Paulo, e é muito difícil bater o Brasil no Brasil”, declarou em seu blog FiveThirthyEight.

Segundo os cálculos realizados por Silver, as chances do Brasil estão em 45,2%, próximo ao que havia estimado o Goldman Sachs, 48,5%. Já a Argentina, Alemanha e Espanha aparecem, respectivamente, com 12,8%, 10,9% e 7,8%.

Dos 50 estados americanos, durante a eleição de Barack Obama, o guru americano acertou 49 resultados. Os holofotes acabaram lhe rendendo um emprego no The New York Times, onde seu blog era campeão de audiência. No ano passado, a página 538 (o número de votantes no colégio eleitoral dos EUA) foi para a ESPN.

Seu método, nos casos das pesquisas eleitorais, consiste em agregar centenas de pesquisas de todo tipo, com variados graus de importância, para reduzir problemas de influência da amostra e dos métodos de captação de cada uma delas.

Em relação ao mundial, as previsões de Nate são baseadas no Soccer Power Index (SPI), um algoritmo desenvolvido por ele e sua equipe.

O resultado aponta, inclusive, que as pessoas não estão acreditando no Brasil como deveriam:no site Betfair, as apostas no Brasil indicavam uma chance de apenas 23,3% no último domingo.

A conclusão é que embora os dados mostrem que a importância de estar jogando em casa tenha diminuído com o passar das décadas, o Brasil ainda é o favorito. A chance da seleção não chegar às oitavas de final é mínima: 0,7%.

Veja também

COPA DO MUNDO
Táxis de Porto Alegre vendem chip Oi

As cooperativas Sintaxi Rodoviária e Cootaero participam da campanha.

BANCO NO FUTEBOL?
Goldman Sachs: Brasil será campeão

Vai ter Copa. E o Brasil será o campeão, diz o banco.

COPA DO MUNDO
Telefônica monitora roaming com Mobileum

Robôs instalados nas cidades-sede produzirão um conjunto de medições de 3G e LTE.

TURISMO
Easy Taxi: desconto para clientes ClickBus

Parceria oferece R$ 20 de crédito para clientes que compram passagens rodoviárias pela ClickBus.

COPA DO MUNDO
Tecnologia HP no Mané Garrincha

Estádio recebeu um investimento de R$ 1,4 bilhão para reforma.

STREAMING
Globo.com: pronta para Copa

Datacenters em SP e RJ, transmissões P2P e novos PTT.br fazem parte da preparação.