Canteiro de obras da MRV. Foto: Divulgação.

A construtora MRV e a Vedacit, especializada no mercado de impermeabilização, anunciaram um programa de aceleração de construtechs para buscar tecnologias focadas em realidade aumentada nos canteiros de obras. 

Chamado de Realidade aumentada na construção civil, o projeto tem inscrições abertas até 28 de agosto. 

Segundo as empresas, o objetivo é fomentar o desenvolvimento de uma solução capaz de integrar com o modelo Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem de Informações da Construção, permitindo melhor comunicação e interpretação desse sistema.

O programa de aceleração é focado na aplicação dessa tecnologia em três fases de atuação da MRV: pré-obra, obra e pós-obra. 

As construtechs devem apresentar soluções que, além de contribuir com uma melhor visualização do projeto, tragam uma colaboração efetiva para execução do serviço com eficiência e qualidade.

Depois de escolhidas, as startups receberão mentorias específicas, por meio de encontros mensais com mentores da Vedacit. Terão também acompanhamento semanal pela equipe de gestão do Vedacit Labs, o programa de inovação aberta da empresa, e acompanhamento quinzenal da MRV para desenvolvimento e avaliação da solução.

“O mercado de construção civil é um dos menos industrializados. Por isso, existe a necessidade inerente de investimento em soluções capazes de preencher essa lacuna. Unir forças com a MRV nos ajuda a alcançar novos patamares nesse processo”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de inovação e sustentabilidade da Vedacit.

Com 84 anos de atuação, a Vedacit possui três unidades fabris, sendo duas no estado de São Paulo e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. A empresa possui mais de 100 produtos distribuídos em mais de 50 mil pontos de venda.

“Parcerias como essa contribuem para esse objetivo e demonstra o quanto podemos impactar todo o setor. Este é mais um desafio MRV lançado às startups, para pensarmos juntos em soluções para melhorar nossos processos e elevar a construção civil”, ressalta Flavio Vidal, gestor executivo de inovação da MRV.

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia já vendeu mais de 300 mil unidades. A construtora está presente em 160 cidades de 22 estados do Brasil, contando 30 mil colaboradores.