Gilnsinei Hansen. Foto: divulgação.
A Totvs firmou com a joinvilense OpenTech um contrato para integração do SIL (Sistema Integrado de Gestão), da catarinense, ao portfólio de soluções para gerenciamento de transportes da companhia paulista.
A integração resulta no software Totvs Rastreamento de Frotas powered by OpenTech, com o qual a meta é alcançar de 70 a 100 contratos dentro da base de clientes da Totvs do setor de transportadoras e embarcadores no primeiro ano da parceria.
Conforme o diretor superintendente de Segmentos da Totvs, Gilsinei Hansen, a nova solução agrega recursos para monitoramento de frotas via georeferenciamento e controle das viagens dos veículos que acompanham a frota.
Outro recurso agregado é o acompanhamento online do romaneio de coleta e do plano de entregas planejadas.
“Do ponto de vista do negocio de transporte, sejam transportadoras, operadores logísticos ou embarcadores, a solução traz segurança às cargas e redução no custo de contratação de seguros”, comenta Hansen. “Isso representa mais competitividade”, completa.
CONCORRÊNCIA COM O EX?
Funcionalidades que, conforme o diretor, não têm concorrente. Nem mesmo a Sofit, empresa formada por ex-executivos da Datasul que em 2010 comprou da Totvs o software de gestão de frotas Sofit 4Transport, por R$ 400 mil.
Desenvolvida pela Datasul antes da sua aquisição pela Totvs, em julho de 2008, o software é baseado na plataforma de cloud computing da Sales Force e vendido exclusivamente na modalidade software como serviço (SaaS).
“Nao se trata de um concorrente direto, na medida que possui soluções pontuais voltadas para manutenção de frotas, enquanto nós entregamos uma solução completa para o cliente do segmento de distribuição e logística”, explica Hansen.
Como completa, ele define uma solução que, além de cuidar desde a gestão de transporte, definição de rotas, romaneio, coleta e entrega de cargas, também controla emissão de conhecimentos de transporte, WMS, manutenção, chegando até as atividades de backoffice.
Para a OpenTech, o acordo com a sexta maior desenvolvedora de ERP do mundo, segundo dados do Gartner, traz ganhos consideráveis, segundo o presidente Alfredo Zattar.