O Tecpar e a Celepar firmaram um acordo focado em educação. Foto: Divulgação.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento conjunto novas tecnologias aplicadas à área de educação.

Um dos primeiros projetos que devem ser executados pelas instituições é um programa de capacitações de servidores municipais paranaenses.

O protocolo de intenções prevê que as duas instituições realizem ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e prestação de serviços públicos em conjunto tanto para o governo do Paraná quanto para o federal.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, a parceria vai permitir que o Tecpar Educação promova cursos de formação continuada e de capacitação nas modalidades presenciais e mediadas por tecnologia. 

O diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, salienta que a parceria com o Tecpar vai permitir aos municípios paranaenses maior evolução na gestão pública e nos serviços que as prefeituras ofertam aos cidadãos. 

“A Celepar participa deste processo por meio de produtos e serviços que já disponibiliza ao governo. Neste caso, respondendo pelo treinamento e administração do suporte técnico da plataforma de ensino a distância”, pontua Leite.

Um dos objetivos do Tecpar Educação é difundir o conhecimento em suas diferentes formas com o uso da tecnologia, especialmente aquela aplicada no ambiente virtual de aprendizagem.

A plataforma do Tecpar Educação está disponível para ser acessada pela comunidade e, gradativamente, vai incluir novos conteúdos que complementam o ensino formal, com capacitações profissionais para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral.