CAPTANDO CLIENTES

Abril oferece revistas grátis para tablets

10/10/2013 15:56

Grupo quer aumentar número de assinaturas digitais. Foto: flickr.com/photos/williamhook.

Tamanho da fonte: -A+A

Sabe quando o Grupo Abril oferecia revistas gratuitamente por um tempo determinado para captar novos clientes? Pois é, agora o grupo está com a mesma estratégia, mas em formato digital para tablets. 

Conforme a Reuters, Ricardo Garrido, diretor de operações da Iba, plataforma de conteúdo digital do grupo, acredita que esse mercado está apenas iniciando. 

"Em termos de receita, o conteúdo digital ainda é muito incipiente. Hoje estamos muito mais preocupados com os investimentos que temos que fazer no produto e na experiência de leitura", disse.

As revistas em formato físico de todas as periodicidades tiveram uma redução na circulação. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC Brasil), no primeiro semestre de 2013 os veículos semanais recuaram 5,6%, os quinzenais 6,5% e os mensais 8,8%.

As assinaturas digitais custam um pouco menos, por exemplo, para o contrato de um ano da Exame são seis parcelas de R$ 58,50 e no formato tradicional são 12 vezes de R$ 34,45.

No mesmo período, de acordo com o IDC, 3,3 milhões de tablets foram vendidos, um crescimento de 165% sobre o mesmo período no ano passado. 

As empresas não estão conseguindo se sustentar apenas com o modelo digital. Isso porque o valor arrecadado com publicidade reduziu 8,7% no primeiro semestre, chegando a R$ 789,6 milhões, de acordo com dados do InterMeios, elaborado melo Meio & Mensagem. 

Para Garrido, a venda de livros, que hoje representa 60% da receita da Iba, irá diminuir com a melhora nas assinaturas das revistas.

O último acordo fechado pela plataforma de venda eletrônica foi com a Samsung e com a Nova Pontocom, do Grupo Pão de Açúcar. O acordo indica que os clientes que comprarem o tablet Galaxy Tab no site receberão sete assinaturas da Editora Abril pro seis meses e três e-books, que se contratados no Iba sairia por R$ 915.

A plataforma foi lançada em março de 2012 com investimento inicial de R$ 10 milhões e a pretensão é encerrar esse ano com 1 milhão de usuários, 400 mil a mais do número atual. 

"Já temos acordos com Motorola e Samsung e em breve vamos anunciar parcerias com Positivo e Semp Toshiba", afirmou.

Veja também

PARCEIROS
RBS imprime e distribui o Bairrista

O conteúdo da  publicação será sobre a Semana Farroupilha, com tiragem de 40 mil exemplares por dia e 16 páginas por edição.

MERCADO
Vendas de PCs caem 10%

O mercado de computadores no Brasil teve uma redução de 10% no segundo semestre de 2013, comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 3,6 milhões de unidades comercializadas.

APP STORE
Vem aí a seção de apps nacionais?

Apple quer entrar nos conformes para se adequar às normas de desoneração de celulares.