Manual no papel é coisa do passado. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A SAP anunciou o lançamento do Bilt, nova aplicação móvel voltada ao varejo que funciona como um manual de instruções, fornecendo aos consumidores dicas interativas e em 3D sobre o passo a passo para montagem, instalação e reparo de produtos.

De acordo com a empresa alemã, o novo software tem o objetivo de melhorar a experiência de compra e pós venda do cliente. Disponível no idioma inglês, o app para as plataformas iOS e Android também fornece instruções por voz. 

O aplicativo permite que o consumidor encontre as melhores opções de produto, levando em conta a sua facilidade de montagem e instalação. Todos os tipos de produtos de consumo podem ser cadastrados no app, como berços e outros tipos de móveis e bicicletas.

"A SAP está empenhada em ajudar empresas do setor de consumo e varejistas a aprimorar a experiência de seus clientes, seja na loja ou em casa montando seus produtos", diz Elia Chatah, especialista de soluções para o setor de Varejo da SAP Brasil.

Segundo Chatah, as decisões de compra de produtos domésticos são baseadas muitas vezes em comentários de amigos e cada vez mais em opiniões espalhadas pelas mídias sociais. Um processo de montagem difícil pode produzir uma avaliação negativa do produto.

"Com instruções 3D abrangentes, o BILT reduz o nível de erros de montagem, o que diminui a taxa de produtos devolvidos, bem como o número de chamadas na central de atendimento, resultando em benefícios tangíveis", explica.

A aplicação permite atualizações e inclusão de alterações nas instruções de forma instantânea em vez de realizar o processo de reimpressão de manuais.

O lançamento do Bilt é mais um indício dos esforços que a SAP está fazendo para crescer no segmento varejista, expandindo seu portfólio de soluções para além do tradicional ERP.

De acordo com Chatah, o momento no varejo é oportuno para a empresa, visto a transformação dos negócios de lojas físicas para o virtual e o modelo omnicanal.

"O varejo brasileiro ainda carece de maturidade em relação a outros mercados como o norte-americano e o asiático, mas já está evoluindo para um novo modelo, ciente que o consumidor quer mais tecnologia", afirma.

A aposta da SAP no varejo e e-commerce foi fortemente sinalizada no ano passado, com a compra da Hybris, especializada em plataformas de e-commerce, em uma transação de valor não revelado. A solução foi integrada ao Hana, e ao SAP Jam, plataforma em nuvem para oferta de recursos de colaboração.