A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou o Portal de Soluções OpenNFV. Foto: Divulgação.

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou o Portal de Soluções OpenNFV, que oferece aos Prestadores de Serviços de Comunicação (CSPs) acesso a funções de rede virtual (VNFs) pré-validadas de parceiros da HPE.

Segundo a HP, o segmento de virtualização de funções de rede (NFV) permite que CSPs inovem e lancem novos serviços com maior velocidade e com um custo menor, graças à virtualização de redes essenciais de telecomunicação e funções de rede. 

O Portal de Soluções OpenNFV oferece aos CSPs acesso a um catálogo com mais de 60 parceiros OpenNFV. Os CSPs podem realizar buscas por uso ou fornecedor.  

“Oferecer aos CSPs um conjunto de VNFs pré-validadas é essencial para acelerar a jornada rumo à nuvem de telecomunicação. O Portal HPE OpenNFV oferece aos CSPs acesso a uma variedade de soluções OpenNFV do ecossistema de parceiros prontas para implementar”, afirma Werner Schaefer, vice-presidente de Network Functions Virtualization na Hewlett Packard Enterprise. 

As soluções de parceiros foram pré-validadas pelo HPE OpenNFV Labs, onde são realizados testes conjuntos antes da implementação nas redes das operadoras. 

As soluções dos parceiros são validadas em até três níveis de testes, dependendo dos requisitos da solução, que incluem as integrações básica, limites de desempenho e processos de operação de serviço.

Na integração básica é feita a integração e validação do ciclo de vida da VNF, monitoramento do nível do gestor da infraestrutura virtualizada (VIM) e testes funcionais básicos.

Com a implantação e limites de desempenho, são realizados testes funcionais e de desempenho, administração dos serviços de rede e cadeia de serviços.

A integração aos processos de operação do serviço conta com gerenciamento do ciclo de vida e integração de OSS (sistema de suporte a operações) e BSS (sistema de suporte aos negócios).

O Portal de Soluções OpenNFV está sendo disponibilizado em diferentes fases. O catálogo que contém VNFs pré-validados já está disponível.

As fases futuras, que incluem uma “loja” para adquirir VNFs pré-validadas, um designer de soluções e serviços de implementação, têm lançamento previsto para 2016.