Juan Jensen, chairman da 4intelligence. Foto: divulgação.

A 4intelligence, startup mineira voltada para a análise de dados, recebeu um aporte de US$ 1 milhão do Inovabra Ventures, braço de venture capital do banco Bradesco.

Fundada em 2016, a startup desenvolveu um algoritmo próprio para customizar modelos em larga escala, com a proposta de apoiar a tomada de decisões com soluções dirigidas por inteligência artificial.

Esse algoritmo testa milhares de especificações para explicar um fenômeno e conta com a validação de modelos com projeções fora da amostra. Assim, as informações prometem ser mais acuradas, reduzindo o erro de projeção dos clientes em um contexto real.  

A ideia surgiu pela própria experiência dos fundadores no mercado. Como analistas, eles participavam de semanas de trabalho, muitas vezes repetitivo, para chegar a equações que explicassem determinado fenômeno. Quando algo mudava, como ocorreu com a pandemia, tudo precisava ser refeito. Agora o trabalho repetitivo é feito pelo algoritmo.  

“Hoje gastamos poucas horas nesse processo, pois ele é conduzido por nosso algoritmo em escala processado em nuvem com computadores superpotentes. Não só ele gera equações que explicam com mais acurácia, como permite que o trabalho seja constantemente atualizado com a chegada de novas informações”, conta Juan Jensen, chairman da 4intelligence.   

Em 2020, a empresa registra até agora um crescimento de 150% no faturamento em relação a 2019. A equipe, que era de 19 profissionais em janeiro, atualmente conta com 55 pessoas e a perspectiva é fechar o ano com 66 colaboradores. 

Além disso, a receita recorrente está triplicando em relação ao final de 2019.  

“Com nosso algoritmo, facilitamos o processo decisório das empresas, com respostas rápidas e precisas. É um recurso essencial antes, durante e principalmente no pós-pandemia”, afirma Bruno Rezende, CEO da 4intelligence.  

Com a injeção de capital, a empresa está acelerando os investimentos, contando com a criação de serviços automatizados, a formação de uma equipe dedicada a vendas e melhorando a experiência de uso de suas plataformas.

O Inovabra Ventures é o time de investimentos de venture capital que faz parte do ecossistema de inovação do Bradesco, o Inovabra. No seu portfólio, também estão as empresas Beep Saúde, Semantix, R3, Cuponeria, MarketUp, D1 e Agrosmart.