Vista aérea do Hospital das Clínicas. Foto: divulgação.
O programa IdeiaGov, hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo, recebeu um aporte de US$ 870 mil (cerca de R$ 4,6 milhões) do BID Lab, braço de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Criado em 2020, o IdeiaGov é liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo, assim como pela Procuradoria-Geral do Estado. O hub é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros.
Entre eles, estão a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP).
Com os novos recursos, o hub deve financiar itens como a prototipagem e compra de insumos para o desenvolvimento de soluções que serão implementadas no InovaHC, núcleo de inovação do Hospital das Clínicas.
Serão apoiados pelo menos dez projetos que buscam solucionar problemas de saúde pública originados no enfrentamento à pandemia da Covid-19, mas que também terão aplicações em outras áreas.
Entre eles, estão ferramentas para usar inteligência artificial no diagnóstico da doença e de outras enfermidades através de imagens de raio-x e tomografia, aplicações de internet das coisas para equipamentos de UTI e digitalização da jornada do paciente no hospital.