ELÉTRICO

CPFL Energia: gestão de documentos com Docket

11/05/2021 16:17

A companhia utiliza inteligência artificial na análise e gestão de matrículas de imóvel.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, adotou a solução da Docket, startup que realiza busca, pré-análise e gestão de documentos, para agilizar a gestão de seus processos burocráticos.

A principal plataforma da Docket utilizada pela CPFL é o Shopping de Documentos, que garante a centralização, organização e o gerenciamento das operações em um único espaço. 

Dentro dela, a Recorrência, funcionalidade voltada para empresas que precisam solicitar os mesmos documentos com certa frequência, foi bastante utilizada. Ao programar uma recorrência, os documentos são solicitados de maneira automática, na data especificada.

Com a Real Estate Analysis (R.E.A), inteligência artificial desenvolvida pela legaltech, a CPFL Energia afirma ter otimizado o processo de análise e gestão de matrículas de imóvel.

Quando realizada por pessoas, a análise de documentos pode levar muitas horas de trabalho, além de ser suscetível a erros. Com a R.E.A., o processo leva menos de um minuto e garante quase 100% de acurácia.

Agora a CPFL analisa dezenas de páginas em poucos minutos, facilitando a identificação de gravames como hipotecas e alienações fiduciárias.

"A solução nos proporcionou trabalhar com algoritmos que facilitam a extração e a gestão de documentos. Podemos gerar relatórios completos e dividir o faturamento por áreas e, assim, alocar os recursos de forma mais assertiva", explica Álvaro Rubens Ferreira, coordenador de gestão de serviços do Centro de Serviços Compartilhados da CPFL Energia. 

Após a implantação, a empresa teve uma redução de 90% na esteira de operações que dependem de documentos. Foram quase 100 mil processos acelerados em 4 mil cidades distribuídas nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

"Com a jornada dos documentos sendo feita de forma eficaz, segura, centralizada e 100% digital, conseguimos agregar valor ao modelo de negócio da CPFL, possibilitando que a empresa acelerasse sua esteira de rentabilidade", afirma Pedro Roso, CEO e cofundador da Docket.

Fundada em 2016, por Flávio Castaldi, Pedro Roso e Rodrigo Lopes, a Docket atua nos principais setores do país, como o agronegócio, serviços financeiros, construção, infraestrutura e energia.

Em 2020, a startup captou um valor aproximado R$ 35 milhões em rodada série A com participação dos fundos de investimentos KaszeK, Valor Capital, ONEVC, Canary e Wayra.

Criada há 108 anos, CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da B3 e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Em geração, é a terceira maior agente privada do país, com capacidade instalada de 4.305 MW.

No mercado de distribuição, a companhia totaliza mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem uma participação de mercado de 4%

Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Veja também

BARCO
Wittel contrata três diretores e muda gestão

Diretores contratados e sócios vão comandar a empresa a partir de um comitê.

TRABALHO
Employee Experience - UX aplicado para gestão de pessoas

A ideia do EX é tornar a experiência do colaborador inesquecível tanto quanto a do consumidor.

VENDAS
EMS: gestão comercial com Mercanet

A gigante farmacêutica investiu R$ 2 milhões no Mercanet For Sales Management.

ASSEMBLEIA
Alesp: gestão integrada com Elotech

Licitação foi realizada em dezembro e a implantação do sistema está nos primeiros passos.

DADOS
Excel ainda como solução de gestão? Fala sério!

Empresas que seguem uma cultura data driven tendem a vender cerca de 24% a mais.

VAREJO
Lojas Lebes: gestão de dados mestres com Integra

É o segundo projeto da varejista com a companhia de governança de dados.

PREVISÃO
Gestão de caixa no meio da construção

Durante momentos desafiadores da economia temos mais incertezas do que nunca.

EXCLUSIVO
IBM diminui a presença regional no Brasil

Big Blue fez cortes no time de vendas no Sul, Norte e Nordeste.

ESTATAIS
Melo quer enxugar a Procempa

Planos do novo prefeito de Porto Alegre são parecidos com os do anterior. Agora vai?

COMPRAS
iFood usa Ariba para gestão de fornecedores

Implantação foi feita pela Procurement Compass, uma consultoria especializada na tecnologia.