Canon anuncia fabricação no Brasil. Foto: www.flickr.com/photos/thomashawk

A Canon vai começar a produzir câmeras digitais no Brasil, em uma unidade instalada em Manaus com investimento total estimado em aproximadamente R$ 2,83 milhões, segundo comunicado oficial companhia.

A unidade, com área de1800m², tem previsão de iniciar as operações em julho de 2013, com 60 funcionários na linha de produção.

A capacidade produtiva não foi divulgada.

A Canon já mantém uma operação comercial no país, a Canon Brasil indústria e Comércio, fundada em 1974.

A demanda local, entretanto, justificou a instalação da unidade fabril, conforme a divulgação da assessoria de imprensa da companhia.

“O mercado de câmeras digitais tem mostrado um crescimento constante em países emergentes. Especialmente no Brasil, é esperado que a demanda cresça, e isso criou a necessidade de criar um suprimento estratégico de produtos no local”, afirma o material.

Globalmente, a Canon movimenta mais de US$ 45 bilhões por ano e é a quarta empresa com maior número de patentes de acordo com os registros de 2010 nos Estados Unidos.

A atenção da companhia ao Brasil não é novidade. No ano passado, por exemplo, iniciou por aqui o capítulo latino-americano de sua parceria de outsourcing mantida com a HP, que já tinha andamento nos EUA.

Focada em clientes de grande porte, a aliança oferece equipamentos e suprimentos, software de gerenciamento e ferramentas focadas na otimização de processos como documentação e questões ligadas à sustentabilidade ambiental.

Antes disso, a Canon já havia lançado no Brasil sua operação comercial online, indo além do modelo de varejo via distribuidores e ampliando a oferta.

O portal tem todos os modelos de câmeras fotográficas compactas e profissionais, além de acessórios, suprimentos e impressoras da marca.

Na mesma esteira de investimentos locais, a companhia também instalou por aqui um call center para usuários de câmeras digitais e acessórios, para o que montou estrutura em São Paulo que atende a todo o país.