Seis universidades do Brasil que possuem cursos voltados à tecnologia abriram cursos de graduação, pós-graduação e MBA direcionados à formação de especialistas em Big Data. ESPM, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Taubaté (SP), Faculdade de Tecnologia FIAP e Faculdade BandTec firmaram parceria com a IBM para contar com materiais, workshops de capacitação de professores e licenças gratuitas para o uso de tecnologias de análise de dados da empresa como parte do conteúdo curricular dos cursos.

Segundo informações do IDC Networking Tracker, o volume mundial de informações digitais alcançará 5,4 Zettabytes em 2014 – 1 zetta corresponde a 1 trilhão de gigabytes. Além disso, mais de 90% dos dados disponíveis no mundo foram gerados apenas nos últimos dois anos.

“A demanda por profissionais que sabem lidar com este grande volume de informações e gerar valor para suas empresas é enorme, e o mercado brasileiro está bem carente deste tipo de mão de obra. Nosso objetivo é formar profissionais que se destaquem e ingressem rapidamente nesse mercado”, comenta Marcela Vairo, gerente de Alianças da IBM Brasil. 

Segundo ela, Big Data é atualmente uma das mais importantes tendências globais do mercado de tecnologia.

“Nosso objetivo como companhia é contribuir para que estudantes se aperfeiçoem nesse conceito e no desenvolvimento de soluções que ajudem as empresas a lidar com a explosão de dados”, completa.

A parceria entre IBM e universidades faz parte de um programa mundial chamado “IBM Academic Initiative”, uma iniciativa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, equipamentos, materiais didáticos e incentivos às certificações. 

Cada instituição tem um foco específico dentro do tema. 

 

ESPM

Curso: Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão

Descrição: a graduação une aos conceitos tradicionais de Sistemas de Informação, os conhecimentos das áreas de comunicação, marketing e gestão para que o aluno desenvolva habilidades e possa atuar em diferentes setores, além das áreas de TI.

Após os dois primeiros anos de curso, o estudante poderá complementar a sua formação com disciplinas nas seguintes trilhas de conhecimento: Gerenciamento de Games; Desenvolvimento de Aplicativos Web e Mobile; e Digital Business Intelligence.

Duração: 4 anos

Início: 2º semestre de 2014

 

Fundação Getulio Vargas – FGV

Curso: Especialização em Big Data Analytics

Descrição: o curso mostrará, de forma teórica e prática, as principais tecnologias de Big Data & Analytics disponíveis nos principais softwares do mercado, ressaltando a importância de um profissional em análise de dados para o sucesso de uma aplicação.

Duração: 6 meses

Início: 21 de julho

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Curso: Pós-graduação em Ciência de Dados (Big Data/Analytics)

Descrição: o curso é focado em diferentes profissionais de TI e para aqueles que desejam trabalhar com análise de dados. O objetivo é proporcionar conhecimento para transformá-los em Chefe Executivo de Dados (CDO – Chief Data Officer).

Duração: 3 semestres

Início: Agosto de 2014

 

Universidade de Taubaté – UNITAU

Curso: Especialização em Gestão de Projetos Business Intelligence

Descrição: o objetivo da especialização é unir técnicas e recursos de Business Intelligence, pesquisa, indústria, softwares específicos para Data Mining, entre outros, para fazer com que o profissional seja um especialista em análise de dados e gere insights para a empresa em que trabalha.

Duração: 1 ano e 8 meses

Início: Agosto de 2014

 

Faculdade BandTec

Curso: Pós-graduação em Big Data & Analytics

Descrição: o curso propõe a tomada de decisão baseada em fatos, tendo os dados como prioridade para crescimento dos negócios e para a inovação. Os assuntos trabalhados serão: visões analítica, estratégica, de governança de dados, tecnológica e computacional, desenvolvimento de práticas de autogestão, engajamento e liderança.

Duração: 1 ano e 3 meses

Início: 13 de setembro

 

Faculdade de Tecnologia FIAP

Curso: MBA em Big Data

Descrição: este MBA auxiliará os profissionais de tecnologia a modelar dados não-estruturados, gerenciar o armazenamento de dados estruturados e não-estruturados, explorar dados com visualizações de alto impacto, compreender implicações éticas e de segurança relacionadas ao uso do Big Data etc.

Duração: 1 ano

Início: Setembro / Outubro de 2014