BANCO DE DADOS

Unoesc: gestão com Oracle Database Appliance

11/07/2014 15:44

Um ganho de produtividade foi obtido com o aceleramento de dados.

Campus da Unoesc em Chapecó. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) adquiriu o Oracle Database Appliance (ODA), um sistema de software, hardware, armazenamento e redes que oferece serviço de banco de dados de alta disponibilidade para uma grande variedade de processamentos de transações.

No final de 2012, a universidade percebeu que a arquitetura do data center e o desempenho do ambiente de banco de dados estavam em um nível crítico, não atendendo mais as necessidades da instituição.

Pelo monitoramento do ambiente, constatou-se que o nível de utilização de CPU estava acima do recomendado, chegando a 100% de ocupação em alguns momentos, o que causava filas de processo e lentidão nos sistemas, além das paradas para manutenção do ambiente.

Com isso, a diretoria de TI decidiu procurar novas soluções.

“Levamos em consideração o tríduo da solução: o dimensionamento do hardware Oracle Sun, um fabricante consolidado no mercado, a migração para a licença de banco de dados enterprise, e, por fim, a Teiko,que tem a Oracle como parceira e já havia trabalhado com a Unoesc”, explica Roseli Rocha Moterle, gerente de Tecnologia da Informação da universidade.

Uma vez definido a arquitetura do datacenter, foi proposto um cronograma de implantação que previa fases de análise, migração e validação de dados.

“Todas as etapas definidas no escopo do projeto foram acompanhadas pela equipe de consultoria da Teiko e pela nossa equipe interna, cada etapa era homologada até a conclusão do projeto.” complementa Roseli.

Um ganho de produtividade foi obtido com o aceleramento de dados, que permitiu a execução as rotinas de armazenamento de dados durante horário comercial, sem afetar o desempenho de transações. 

“O backup físico, que antes era de 8 horas, passou para 3 horas, sendo que o volume de dados aumentou 300 GB neste tempo. Outro benefício é a facilidade de manutenção do ambiente, que não querer paradas da área de produção, visto que a solução integrada entre hardware e software gerenciam esses processos”, relata.

Fundada no final da década de 60, a Unoesc conta com mais de 20 mil alunos em 11 unidades.

Veja também

DADOS
CPFL compra Oracle Exadata

As primeiras provas de conceito com o Oracle Exadata Database Machine começaram em 2012.

CARREIRA
SAP contrata ex-Oracle para vendas

Cristiano Lamberti é o novo diretor de vendas para o interior de São Paulo e Paraná da SAP Brasil.

ACORDO PRÓXIMO
Oracle pode comprar a Micros Systems

Se concluída, compra de US$ 5,7 bilhões será a maior da Oracle desde a Sun Microsystems.

BANCO DE DADOS
Santa Casa vai de Oracle Exadata

Hospital colocou banco de dados para rodar no final de março, com consultoria da catarinense Teiko.

BANCO DE DADOS
Pajeú Nordeste: gestão com Oracle

Investimento foi de mais de R$ 800 mil na área de TI do Grupo.