Fabiano Ornelas, diretor de canais da Dell Brasil. Foto: Divulgação.

A Dell anunciou a nomeação de Fabiano Ornelas como novo diretor de canais da empresa no Brasil. Ele substitui Rafael Schuh, que assume os programas de Canais da Dell para América Latina.

Ornelas, que está na Dell desde 2011, passa a ser responsável pela estratégia de adesão, relacionamento e desenvolvimento dos parceiros de canais da Dell. 

Antes de assumir a nova posição, Ornelas era diretor de vendas para as regiões norte, nordeste e centro-oeste  

Entre 2005 e 2011, o profissional atuou na HP, onde passou por funções como gerente de marketing para canais e gerente de vendas.

Rafael Schuh, que passa para a estrutura regional sendo responsável pelos programas de parceiros, está na Dell desde 2000, com passagens por funções em marketing e vendas na Dell. Desde 2013, atuava como diretor de canais para a Dell Brasil 

“Queremos que, cada vez mais, nossos canais tenham uma abordagem consultiva e estejam capacitados a oferecer soluções ponta-a-ponta para os clientes, o que contribui não só para o incremento nas vendas como para um aumento da lucratividade”, conclui. 

Nos últimos cinco anos, a Dell conseguiu duplicar suas vendas via canais no Brasil, com o faturamento via parceiros chegando a faixa dos 40% no país.

Desde o início das vendas indiretas no país, em 2008, o número de empresas participantes no programa de canais Partner Direct saltou de cerca de 60 para mais de 250, número que deve aumentar com a entrada em cena de distribuidores.

O último acordo do tipo foi fechado em maio com a multinacional Ingram Micro. Um ano antes, foi a vez da Network 1, uma das maiores distribuidoras brasileiras, com vendas estimadas de R$ 850 milhões no ano passado (ela acabou sendo comprada meses depois pela ScanSource, se tornando também  uma multinacional).