Marco Santos. Foto: divulgação.

A GFT Brasil, fornecedora de soluções para o setor financeiro, criou o Centro de Excelência em desenvolvimento Agile para aumentar o número de profissionais e processos com a metodologia ágil.

Para isso, a empresa investiu em treinamentos e certificações do time. Hoje cerca de 40% da equipe da desenvolvedora já atuam com a metodologia Ágil e estima-se que o percentual chegue em 60% até o final deste ano. A empresa não divulgou valores de investimento.

“Ter processos ágeis não significa somente desenvolvimento Ágil em TI, mas também de mudanças rápidas e orientadas para o negócio, o que corrobora para o valor agregado do produto, elevando a TI a um nível mais estratégico na organização, que vai desde o nascimento de um processo até o alcance da excelência”, comenta o iretor Latam do Grupo GFT, Marco Santos.

Em um recente projeto internacional desenvolvido pela GFT, que utiliza a metodologia Ágil, a primeira parte do produto foi entregue exatamente como o planejado pelo cliente. Porém, na fase de revisão, o cliente notou que teria um produto muito mais útil se fosse redesenhado em 30% das funcionalidades.

Segundo destacou o diretor, devido ao modelo ágil de realizar pequenas entregas, o custo da refatoração ficou reduzido em comparação ao que aconteceria se utilizado o modelo tradicional.

“Muito mais do que desenvolver com esta metodologia, trata-se de uma nova necessidade estratégica”, acrescenta Santos.

Além das novas metodologias, recentemente a empresa anunciou planos para acelerar seu crescimento no Brasil, incluindo a ampliação de seus centros de desenvolvimento no país.

O anúncio do grupo envolve a criação de mais postos de trabalho em suas unidades em Sorocaba e Alphaville, este segundo aberto no país no ano passado. De acordo com a companhia, somente no primeiro semestre do ano mais de 100 novos postos de trabalho foram ocupados.

A GFT Brasil teve em 2014 um crescimento anual de 35%, enquanto que o percentual da empresa em todo o mundo foi de 38%, representando uma receita de € 365,32 milhões.

A GFT é uma multinacional alemã com experiência em serviços de TI e inovação, especializada em bancos, seguradoras, cartões, mercados de capitais,  além de empresas de serviços de alta frequência.