Nilson Neves, gerente de TI da RNI. Foto: divulgação.
A RNI, companhia do ramo imobiliário do grupo Rodobens, investiu cerca de R$ 1 milhão na criação do seu e-commerce com a Accurate Software, paulista especializada em desenvolvimento de sistemas, para permitir a jornada de compra de imóveis de forma completamente virtual.
Segundo a empresa, o grupo iniciou um projeto para transformar a jornada do cliente há cerca de dois anos, mas faltava digitalizar o processo de compra. Então a RNI foi em busca de plataformas convencionais de e-commerce, porém nenhuma se enquadrou nas suas necessidades.
“É diferente de comprar um eletrodoméstico, de comprar um vestuário, você está comprando um imóvel, então a experiência do cliente tinha que ser diferente. Começamos a pesquisar no mercado e encontramos a Accurate, que já tinha desenvolvido alguns e-commerces neste contexto”, conta Nilson Neves, gerente de TI da RNI.
A Accurate já era fornecedora da Rodobens para o desenvolvimento de aplicações, mas nunca tinha emplacado um projeto significativo com a RNI. Em julho de 2020, a empresa de tecnologia topou desenvolver um projeto com preço, custo e prazo fechados.
Após o protótipo da ideia, o projeto foi aprovado em setembro e houve um workshop com os principais heads da companhia para desenhar a jornada do cliente. A execução utilizou a metodologia de desenvolvimento ágil, gerando três produtos viáveis mínimos (MVPs, na sigla em inglês).
O primeiro foi lançado na black friday de 2020, mostrando os empreendimentos em cards para visualização, seleção do imóvel, tour virtual e agendamento virtual — considerando que alguns estandes de vendas estavam fechados por conta da pandemia.
“No caso do imóvel, é muito mais difícil e demorado para tomar uma decisão de compra. Você precisa conhecer o produto em todos os seus detalhes, então o tour virtual te dá essa possibilidade”, destaca Neves.
Os empreendimentos são mostrados com mais destaque de acordo com a localização do cliente, se ele permitir, mas também é possível priorizar a visualização de outras formas, como no caso de lançamentos ou empreendimentos mais procurados.
Na segunda fase, que entrou no ar em março deste ano, foi adicionada a simulação do financiamento.
Através do recurso, o cliente pode fazer uma simulação rápida, para ter uma ideia de como viabilizar a compra daquele empreendimento, navegando anonimamente, ou a simulação completa, que leva o possível comprador para uma área logada com identificação.
Para automatizar esse processo, a empresa entrou com o RPA da IBM, que pega esses dados, faz a simulação no banco financiador da obra e, em cerca de um ou dois minutos, devolve as informações para o e-commerce.
Isso gera um PDF, que é enviado ao e-mail do cliente e gravado na área logada do site, onde a pessoa pode abrir um fluxo de parcelamento considerando o valor aprovado através da renda e o número de meses para o financiamento.
No terceiro MVP, liberado em maio de 2021, entrou no ar o botão “quero comprar”, no qual o cliente é direcionado para a planta do empreendimento e escolhe detalhes como a quadra, torre, andar e unidade desejadas.
O interessado é direcionado, então, para preencher todos os seus dados e gerar uma proposta. Ela, por sua vez, vai para um correspondente bancário junto àquela simulação inicial, que é aprovada ou não após uma análise de crédito mais aprofundada.
Caso a proposta seja aprovada, o SAP checa se aquela unidade com aquele preço está disponível e o sistema libera automaticamente o contrato para o cliente, que é notificado por e-mail para fazer a assinatura eletrônica.
A etapa seguinte é o pagamento da parcela de sinal, que pode ser realizada com cartão de crédito, débito ou boleto e também é integrada com o banco. Uma vez paga essa entrada, o comprador pode acompanhar a evolução da obra através do mesmo site.