REDE

TIM monitora desempenho com Open Labs

11/08/2021 15:56

Solução processa e disponibiliza os KPI’s para a Anatel monitorar a qualidade dos serviços da operadora.

Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A TIM adotou a solução Altaia, da Open Labs, desenvolvedora de produtos e serviços para os mercados de TI e telecom, com o objetivo de monitorar e fazer a gestão da qualidade e desempenho da sua rede.

Segundo a companhia, a solução segue a sua estratégia de migração de sistemas para a nuvem e, em tempo real, consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços.

A plataforma calcula mais de 6 mil indicadores-chave de desempenho (KPI’s, na sigla em inglês) e realiza mais de 15 bilhões de cálculos por dia na TIM, processando e disponibilizando os KPI’s para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitorar a qualidade dos serviços da operadora.

Através de um módulo de alarmes baseado em KPIs pré-definidos, a solução está integrada ao centro de monitoração e garante o acionamento das áreas responsáveis para avaliar e implementar as correções necessárias.

"A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores, garantindo escalabilidade e velocidade nas novas integrações, monitoração em near real time e aprimoramento da experiência do cliente durante a utilização dos nossos serviços fixos e móveis”, afirma Michelle Bastos Lage Ferreira, diretora de CTIO governance na TIM.

Para Cleverson Novo, diretor comercial e de marketing da Open Labs, um outro destaque do projeto Altaia da TIM será maximizar a eficiência operacional, uma vez que evita atividades manuais e faz com que a equipe técnica se concentre em sanar a causa raiz do problema.

"O Altaia é uma solução flexível, permitindo que seja facilmente adaptado aos processos de negócio da operadora, de forma que as equipes de operação tenham total controle do estado da rede e serviços, gerindo e evoluindo seus próprios KPI’s, limiares de desempenho, dashboards, entre outros”, conta Cleverson Novo.

O Altaia faz parte da solução NOSSIS One, da Altice Labs, matriz da Open Labs, solução que prevê um conjunto de funções relacionadas à gestão de redes e serviços de telecom, suportando as áreas de operação de redes e serviços. 

No mercado de telecom, sistemas que atuam nestes domínios são chamados de Sistemas de Suporte à Operação (ou OSS’s, na sigla em inglês).

Parte do Grupo Altice Labs, com sede em Portugal e no Brasil, a Open Labs SA desenvolve sistemas nas áreas de negócios, operações, redes, TV e mídia. No Brasil, a empresa tem  unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. Em 2020, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,8 bilhão, baixa de 49,1% em relação ao ano anterior.

Veja também

MANEIRO
MetrôRio melhora cobertura de celular

Comba Telecom está implementando um sistema de antenas distribuídas em todo o metrô carioca.

CONTRATAÇÃO
Ex-Nokia assume projetos de assurance na Open Labs

Com quase 20 anos de carreira, Ricardo Ramos já atuou nas operadoras Oi, Tim e Claro.

DIGITAL
RNI vende imóveis 100% on-line

Incorporadora investiu R$ 1 milhão em solução de e-commerce da Accurate Software.

DADOS
Almaviva agora tem DPO

Roberto Toscani já era superintendente de segurança da informação e privacidade da companhia.

PROPAGANDA
Operadoras podem usar o termo 5G?

Após reclamações do ministro das Comunicações, Senacon abriu processo administrativo contra a TIM.

CARREIRA
Andrade, ex-GBI, agora é sócio-diretor da KPMG Brasil

Português passou os últimos anos em outras atividades, mas sua experiência é focada em SAP.